Turismo

ESTUDANTES E PROFESSORES PEDEM REGULAMENTAÇÃO DE TURISMÓLOGO

A caminha aconteceu neste Dia Mundial do Turismo
| 27/09/2007 às 18:09
 Cerca de 200 estudantes e professores de turismo de cinco faculdades particulares de Salvador fizeram hoje (27) uma caminhada do Jardim de Alah ao bairro de Patamares, pedindo a regulamentação da profissão de turismólogo, dentro das manifestações pelo Dia Mundial do Turismo.

  A regulamentação foi aprovada no Congresso Nacional, mas acabou vetada pelo presidente Lula. O turismólogo é o profissional de nível superior que, além de conhecer os aspectos históricos, naturais e culturais de um lugar, do ponto de vista técnico e operacional, sabe trabalhar o turismo com ênfase na preservação ambiental.

   "Nossa luta já dura 30 anos, e não conseguimos entender a atitude do presidente, de ficar contra uma categoria que representa em todo o país quase 600 cursos e 180 mil profissionais formados ou em formação", desabafou a professora da Fundação Visconde de Cairu e da Faculdade de Turismo da Bahia(FACTUR), Rejane Mira.
 
  O evento contou com o apoio dos vereadores Paulo Magalhães Júnior (DEM) e Alfredo Mangueira(sem partido), que vão levar o tema para a Câmara Municipal. "Salvador, como um dos maiores pólos turísticos do Brasil, não pode ficar de fora desse debate. O setor precisa de profissionais cada vez mais qualificados, precisa urgentemente do reconhecimento do turismólogo", disse Paulo Magalhães Júnior.