O Cluster é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)
De repente, os olhos do turismo baiano estão se voltando com mais intensidade para a Baía de Todos os Santos desde que a Prefeitura de Itaparica direcionou sua atenção nesse sentido e alguns projetos estão em excução como a reforma do Grande Hotel, requalificação da orla e a possibilidade de se implantar um Parque Náutico. Agora, o Cluster do Turismo está confiante na aprovação do Master Plan da Baía de Todos os Santos com foco no desenvolvimento do turismo náutico.
Para o prefeito de Itaparica, Cláudio Neves, essa é uma excelente notícia para seu município que está de braços abertos para receber novos investimentos em hotéis, marinas, lojas de artigos náuticos e tudo o que for de bom para melhorar a qualidade de vida da população ilhéu.
O presidente do cluster, o catalão Xavier Venciana diz que está tudo praticamente pronto e só depende agora da Setur, a Secretaria de Turismo do Estado. Como o secretário Domingos Leonelli já se manifestou favorável a um incremento das atividades do turismo na Baía de Todos os Santos há, a certeza, de que até final de março o Master Plan esteja aprovado.
Seis incubadoras deverão atuar nesse segmento: Náutica, Gastronômica, Cultura, Observatório. DMCs e Comunicação.