Promovendo o intercâmbio entre gerações, foi lançado o projeto ‘Conectando Gerações’. Idealizado pela publicitária e Diretora de Publicidade da Prefeitura de Salvador, Lília Lopes, a iniciativa se propõe à promoção de conexões, trocas de saberes e mentorias profissionais de mulheres da área da publicidade, com idades acima dos 40 anos, e universitárias ou recém formadas do curso de Publicidade e Propaganda, em Salvador.
“Criamos este projeto porque reconhecemos um ‘déficit’ do mercado em valorizar a potência das mulheres que constroem, até hoje, a Comunicação na Bahia. Quando aproximamos profissionais experientes de jovens que estão iniciando suas jornadas, consolidamos o avanço do setor e fortalecemos a nossa cadeia produtiva”, destaca Lília.
A iniciativa nasce da necessidade de ampliar espaços de troca, inspiração e redes de apoio entre mulheres do segmento, proporcionando às estudantes um olhar inicial sobre os desafios do mercado, diferenciais competitivos, reconhecimento sobre áreas de atuação e aconselhamentos, sempre com o objetivo de prepará-las para a profissão e estimular a presença feminina em postos de decisão.
Entre o time de mentoras que aderiram ao projeto, estão a Secretária de Comunicação da de Salvador, Renata Vidal; a executiva de contas na JCDecaux, Aiméa Guedes (53); a gestora comercial do Grupo A Tarde, Marluce Barbosa (60); e a sócia e diretora de planejamento da Ideia 3, Renata Schubach (52).
A 1ª edição do projeto ‘Conectando Gerações’, que teve sua abertura no último dia 27 de novembro, conta também com a expertise da sócia-diretora de Operações e Adm./Financeiro da BTS Comunicação, Gilmara Almeida (52); a sócia-diretora e produtora da Janela do Mundo, Claudia Lima (65); além da sócia-diretora da Umbu Comunicação & Cultura, Mirtes Santa Rosa (44).
Até janeiro de 2026, o hub estratégico pretende fortalecer a presença 40+ na área de Comunicação, ampliando o diálogo com novas gerações e contribuindo para a formação de jovens comunicólogas, a partir de referências da cultura local.
“Nosso compromisso é trazer mais mulheres para a ‘Comunicação’ e para os espaços de decisão. Queremos fortalecer esse encontro entre líderes experientes e esta nova geração que está chegando, pois é uma troca que inspira ambos os lados. O objetivo é ver essas estudantes crescerem, ocuparem cargos C-level e assumirem o protagonismo do mercado nos próximos anos", conclui.