O primeiro Hub de Inovação do Banco do Nordeste fora da matriz da instituição, com sede no Ceará, foi criado no Hub Salvador, em 2018. “Até hoje, o Hubine em parceria com a Prefeitura de Salvador, investiu cerca de R$ 2,5 bilhões em financiamentos à inovação na capital baiana. E agora estamos fortalecendo essa parceria e inaugurando uma nova fase”, explica o gerente executivo do Hub de Inovação do Banco do Nordeste (Hubine), Gabriel Melo Salgado.
A grande novidade para este ano é a criação de um programa de aceleração de startups, exclusivo do BNB, que começará a ser implementado no segundo semestre deste ano. Esse programa tem como objetivo selecionar e apoiar startups que apresentem soluções tecnológicas capazes de resolver problemas locais, como questões relacionadas à gestão pública, educação, e áreas econômicas específicas de Salvador. O objetivo é promover a transformação digital e o desenvolvimento sustentável, integrando parceiros como a Prefeitura de Salvador e outras entidades públicas para facilitar a implementação das soluções propostas.
“Estamos buscando soluções que possam contribuir para melhorar a gestão pública e as atividades econômicas de Salvador. Vamos financiar o que chamamos de prova de conceito, ou seja, ajudar as startups a implementar suas ideias e testar sua eficácia no mercado real”, explica Gabriel Salgado. A implementação dessas soluções poderá, inclusive, envolver parcerias diretas com órgãos públicos, como a própria Prefeitura, que pode identificar problemas específicos, como a arrecadação fiscal ou a educação, para serem solucionados por meio da inovação tecnológica.
A parceria de longa data entre o Banco do Nordeste (BNB) e a Prefeitura de Salvador, por meio Hub Salvador, equipamento operado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT), segue mais forte, com novas ações e projetos a serem implementados este ano. As mudanças, além da geração de novos negócios, visam fortalecer a economia local e apoiar os empreendimentos inovadores da cidade. A proposta é integrar soluções tecnológicas com os desafios específicos da cidade e da região, potencializando o ecossistema do Hub como ponto de alavancagem para startups e empresas.
Conforme explica Alberto Braga, Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT), “trata-se de promover o crescimento econômico de Salvador e da sua área de influência baseado na inovação e na tecnologia, gerando empregos de qualidade, atraindo talentos e investimentos, fortalecendo o tecido produtivo e empresarial e criando condições favoráveis ao desenvolvimento de novos produtos, serviços ou modelos de negócios inovadores e com sucesso no mercado”.
Fundo de investimento
Além disso, o BNB vai lançar um novo fundo de investimento em startups. “Com um valor inicial de R$ 120 milhões, o fundo será lançado ainda neste mês de abril e terá como principal objetivo investir em startups localizadas no Nordeste, com foco em iniciativas que operem diretamente nas cidades da região”, esclarece o gerente executivo do Hubine. “O grande diferencial desse fundo é que ele será 100% direcionado para startups locais, ao contrário de muitos fundos existentes no mercado, que priorizam empresas dos eixos Sul e Sudeste”, detalha.
Uma das exigências do novo fundo será que as startups beneficiadas operem diretamente em Salvador, gerando emprego e arrecadação para o município. “Isso reflete o compromisso do Banco do Nordeste em promover o crescimento da economia local, em consonância com a missão institucional da instituição de fomentar os negócios e o desenvolvimento do Nordeste”, ressalta Salgado.
Apoio ao empreendedorismo local
“O fortalecimento da parceria entre o Hub Salvador e o Hubine vai permitir, além de maior oferta de crédito para startups e empresas inovadoras, maior atuação do Banco do Nordeste na capacitação dos empreendedores residentes do Hub Salvador”, destaca o CEO coordenador executivo do Hub Salvador, Antonio Rocha. Para isso, o Hubine será responsável por promover oficinas de capacitação, workshops sobre captação de recursos, e eventos especializados, como palestras sobre o uso da inteligência artificial (dentre outras tecnologias de ponta) no desenvolvimento de negócios.
“Para navegar efetivamente em um futuro complexo, precisaremos de capacidades e profundidade de conhecimento em cada campo, bem como agilidade para colher sinergias entre domínios. Ao unir forças, podemos reunir recursos e ampliar nossa influência em políticas e parcerias”, destaca Luis Gaban, Diretor de Inovação da SEMIT.
"Queremos apoiar o Hub Salvador para que ele se fortaleça ainda mais como espaço onde startups possam se conectar com investidores anjos e outros fundos de investimento, tanto locais quanto de fora. Vamos trazer investidores de fora", afirma Gabriel Salgado. “A ideia é dinamizar o ecossistema de inovação, trazendo conteúdo especializado para que empreendedores possam aprimorar suas ideias e ter acesso a informações cruciais para o sucesso no mercado competitivo”, complementa Antonio Rocha.
“Isso significa fortalecer um ecossistema que permita que startups inovadoras, grandes corporações e capital de risco, bem como agências governamentais, aproveitem os pontos fortes complementares uns dos outros e acelerem o caminho para atingir avanços”, enfatiza Alberto Braga. “Em um ambiente mais restrito e competitivo, precisamos reforçar nossos pontos fortes com uma economia impulsionada pela inovação, pela tecnologia, pelo empreendedorismo e pela produtividade”, complementa Alberto Braga.
Conectividade regional
Empresa residente do Hub Salvador desde 2018, ano de inauguração, o Hubine - Banco do Nordeste foi o primeiro a ser inaugurado fora da matriz do Banco do Nordeste, em Fortaleza (CE), e desde a sua abertura tem mostrado resultados expressivos na promoção do empreendedorismo local. A experiência adquirida no Hub Salvador foi tão positiva que o Banco do Nordeste decidiu expandir o modelo para outras cidades, como Recife, onde o Hubine foi inaugurado em 2020.
Com essa nova abordagem, o Banco do Nordeste fortalece sua presença nas comunidades locais e se alinha com a transformação da cidade de Salvador em um polo de inovação e tecnologia. “A parceria com a Prefeitura de Salvador, a Secretaria de Inovação e Tecnologia (SEMIT), e o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CEPEDI) tem sido crucial para a implementação dessas novas iniciativas e para o fortalecimento do ecossistema de startups na cidade”, destaca o gerente executivo do Hub de Inovação do Banco do Nordeste.
Evento
Recentemente, o Hub Salvador recebeu a visita de gerentes de negócios do BNB de diversas agências da Bahia, que participaram de um evento de planejamento e tiveram a oportunidade de conhecer o espaço e os serviços oferecidos. “A ideia é que os gerentes possam estar capacitados para atender clientes com perfil inovador e, assim, promover ainda mais o crescimento do setor de startups”, explica Gabriel Melo Salgado.
Com esses novos projetos e a consolidação do Hubine no Hub Salvador, “o Banco do Nordeste reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico da região Nordeste e com a promoção do empreendedorismo local, criando novas oportunidades e soluções para os desafios enfrentados pelos empreendedores de Salvador e do Nordeste como um todo”, finaliza.