Tecnologia

COMO A PUBLICIDADE NO TIKTOK PODE REVOLUCIONAR A VIDA DOS ANUNCIANTES?

Como a publicidade no TikTok pode revolucionar a vida dos anunciantes? Por Caroline Mayer, VP da RelevanC no Brasil
Guilherme Aleixo , Salvador | 21/10/2024 às 18:02
Caroline Mayer, VP da RelevanC no Brasil
Foto: Divulgação

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos ao redor do mundo, já podemos bater o martelo e dizer que o TikTok se consolidou como uma das redes sociais mais relevantes atualmente - se não a principal. Para se ter uma ideia, a geração Z tem demonstrado que utiliza mais a plataforma de vídeos curtos para se inteirar dos assuntos do momento e para pesquisas do que o até aqui onipresente Google. Uma mudança de paradigma surpreendente para uma plataforma que surgiu há menos de 10 anos. 


Portanto, essa rede social é um fator que deve ser levado em conta quando falamos de publicidade, especialmente por se comunicar com uma grande parcela do público, além de captar a atenção de consumidores e marcas por todo o planeta, em especial na região da América Latina: onde temos visto um enorme crescimento, e isso abre caminho para estratégias publicitárias inovadoras e potencialmente de sucesso. De acordo com pesquisa da DataReportal, divulgada no início de 2024, o TikTok conta com mais de 98 milhões de seguidores no Brasil, o terceiro maior país em usuários na plataforma.


Mas se o que atrai o público geral para a plataforma é a variedade de conteúdos - de tutoriais de maquiagem a dancinhas, passando por reviews de restaurante e resenhas literárias -, o que torna o TikTok tão atraente para os anunciantes? Podemos dizer que não é apenas o impressionante número de usuários, mas também a forma como a rede social é capaz de captar a atenção dos consumidores de uma maneira única e engajada, envolvendo-os em momentos de descontração e entretenimento. Essa possibilidade de engajamento é o diferencial frente às demais redes sociais mais tradicionais.


Na prática, a rede reúne um público diversificado, que não necessariamente está presente em outras plataformas de mídia, além de seu alto engajamento e permitir que os vídeos sejam utilizados tanto para reconhecimento de marca quanto para direcionamento de tráfego e conversões. Alguns diferenciais que percebi ao utilizar essa rede em nossas campanhas:

  • Alcance incremental: complementa o ecossistema de Retail Media ao atingir um público diferenciado não presente em outras plataformas.
  • Resultados em awareness e performance: destaque tanto na captação de novos shoppers quanto na fidelização, promovendo também o aumento do ticket médio e o engajamento contínuo com a marca.
  • Diversidade de criativos: o uso de criativos variados, especialmente dos Spark Ads, maximiza o impacto das campanhas de Retail Media com conteúdo relevante e de alta performance.

Um tipo novo de campanha


Segundo levantamento da Opinion Box, os usuários brasileiros do TikTok gostam que a rede seja um importante canal de comunicação para as empresas: 71% dos usuários concordam que as marcas devem estar presentes nas redes sociais e 68% acreditam que o TikTok pode aproximar pessoas e empresas. Além disso, os dados também mostram que a presença das empresas na rede é percebida positivamente, com 46% dos usuários seguindo alguma marca ou empresa, e 1 em cada 3 usuários já comprou algo que conheceu em um vídeo da plataforma.


No Brasil, várias marcas vêm ganhando destaque e chamando atenção por sua atuação nas redes sociais, como Duolingo, Netflix, Guaraná Antarctica, Unilever e AB InBev. As duas últimas, inclusive, já conquistaram ótimos resultados com campanhas feitas em parceria com a relevanC. As ações tiveram o diferencial de alcançar os consumidores onde eles estão, em momentos em que estão relaxados e bastante receptivos, e integrar o conteúdo publicitário de forma fluida e orgânica à experiência do TikTok, ao invés de interrompê-la.


A publicidade invasiva e incômoda tem se tornado uma epidemia online e é fonte de frustração para grande parte dos usuários. Essas interrupções quebram o fluxo natural da navegação e, muitas vezes, mascaram ou distorcem o conteúdo que os usuários estão buscando ou acessando. As marcas que se recusarem a cair nessa armadilha irão se destacar e sair à frente da concorrência.


Inovação que gera resultado


Em maio aconteceu a 4ª edição do TikTok World, conferência anual de produtos da plataforma, onde foram apresentadas novas soluções de negócios com o propósito de ajudar as marcas a traçarem novas estratégias utilizando ferramentas baseadas em Inteligência Artificial. “O TikTok é o entretenimento que gera impacto. Com um público de mais de 1 bilhão de usuários, o TikTok oferece às marcas a oportunidade de serem contadoras de histórias inovadoras e de se conectarem com suas comunidades de maneiras únicas e criativas", afirmou Sofia Hernandez, Diretora Global de Marketing de Negócios do TikTok.


Estar na vanguarda da cultura e se conectar com públicos totalmente engajados e atentos é uma das possibilidades oferecidas pelo TikTok, e não vemos isso acontecer da mesma forma em quase nenhum outro lugar da atualidade. A evolução contínua da plataforma deve vir acompanhada de um grande aperfeiçoamento das estratégias publicitárias. Neste cenário de constante evolução, a capacidade de entender e direcionar os consumidores em um nível granular é essencial para ter sucesso, em especial para as marcas do varejo.


Encontrar um equilíbrio entre gerar receita e manter o engajamento dos usuários permanece um desafio importante para as próprias redes sociais. A maneira como a publicidade é entregue precisa ser cuidadosamente equilibrada para não prejudicar a experiência do usuário final, algo fundamental para otimizar a performance das campanhas de forma a criar uma relação de longo prazo e fidelização entre o público e a marca. Se a sua marca achava que o TikTok era uma rede apenas de dancinhas, vale repensar a sua estratégia e sua compreensão para tirar proveito desse público gigantesco e engajado.

 

*Caroline Mayer possui mais de 20 anos de experiência na área comercial internacional com forte atuação na França e no Brasil, atuando principalmente na abertura de novos negócios e subsidiárias, reforço de marca, liderança de times e estratégias de vendas com parceria com grandes agências. Desde 2021, é VP Brazil da RelevanC, especialista em soluções de Retail Media que, no Brasil, atua nas ações do GPA.