Tecnologia

5ª SALVADOR MAPPING: A FESTA DE TEC E LUZES NA ÁREA DO MERCADO MODELO

5º SSA Mapping transforma o Comércio
Neste domingo, Lazzo Matumbi encerra o festival
Paula Berbert ,  Salvador | 13/10/2024 às 12:21
Orquestra de berimbaus de mulheres - Igbadu
Foto: Nti Uriá
    O Mercado Modelo de um jeito nunca visto: como tela para arte projetada em sua fachada. O primeiro dia da 5ª edição do SSA Mapping, maior festival de artes visuais e tecnologia do Nordeste do Brasil, levou cerca de 10 mil pessoas à Praça Maria Felipa, ocupada por uma festa das luzes. A programação do sábado, 12 de outubro, começou com a performance de música-imagem da Igbadu – Orquestra de Berimbaus de Mulheres, grupo que reúne mulheres capoeiristas e percussionistas com seus berimbaus e tambores, com as VJs Vic Zacconi e Maribê, numa homenagem feminista à capoeira, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O último ato foi o encontro da Aguidavi do Jêje com a dupla yow!, formada pelos VJs Gabiru e Lee Quick. Indicada ao Grammy Latino 2024 na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com o seu primeiro disco, a orquestra de atabaques trouxe sua música afro-percussiva sob as intervenções visuais criadas especialmente para o show, gerando um espetáculo inédito e exclusivo.

Tendo o videomapping como foco central, o público pôde ver a Mostra Principal, com curadoria de Spetto, o mais influente VJ do Brasil, com seis duplas de artistas convidados de diversas estéticas e regiões do Brasil: Hifa Cybe (SP) com Sarah Ahab (SE); VJ Bang (PR) com VJ Bug (BA); Coletivo Coletores, formado por Toni Baptiste e Flávio Camargo (SP); VJ Indução (PA) com VJ Koba (DF); Fixxa Brasil (SP) com VJ Gabiru (BA); e Keila Sankofa (AM) com VJ Preto (ES). Também foi exibida a Mostra Aberta, com trabalhos inscritos do Brasil e do exterior, e a Mostra Especial, com cinco diferentes obras.

E como o dia era das crianças, a agenda começou às 16h com o passeio guiado “Rolezinho – Prosas da Baía”, para crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, conduzido pela pesquisadora e fotógrafa Gal Meirelles. Muitas outras atrações estiveram disponíveis para a criançada durante todo o evento, incluindo a obra de videomapping “Artistas Gigantes”, resultado da oficina infantil “Pintando e mapeando”, ministrada por VJ Preto (ES) dentro da programação prévia do SSA Mapping.

Idealizado e produzido pela Baluart Produtora e Agência Ilimitado, o SSA Mapping tem patrocínio do Nubank, com realização através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO DO SEGUNDO DIA

Neste domingo, 13 de outubro, além da Mostra Principal e da Mostra Aberta, quem for ao evento verá a exibição de “Homenagem ao Cordel”, com duas obras: “Cuíca de Santo Amaro” e “Bule-Bule”, ambas de Artur Soar (BA), VJ Koba (DF) e Klimt Publicidade (DF), sob direção de Cairé Tonelli (SP); “TRAMA e Articulação dos Movimentos e Comunidades do Centro Antigo de Salvador”, do TRAMA (BA) e Articulação Centro Antigo (BA); “Salvaguarda”, de Cabokaji (BA), Áquila (BA) e Józá no Departamento de Gestualidades (BA); “60 Anos da Feira de São Joaquim”, de Anihaze (SP), VJ Grazzi (SP) e Arquivo Zumvi (BA); “Cerrado 2000ug”, do Corrocobó, formado por Igor Alves e Theo Lisboa (MG), e Cerrado Mapping (MG); e “Farpas Reluzentes – Homenagem a Jayme Fygura”, de Daniel Lisboa (BA) e VJ KÆ (BA). Fechando o festival, vem a performance de música-imagem que une Lazzo Matumbi, a maior voz da Bahia, com a VJ Kelly Pires (SP).


O público pode se divertir a partir das 16h, com o passeio guiado “Retratos da Bahia – História e Desenvolvimento da Região do Comércio”, com a historiadora Naiara Natividade, propondo um mergulho nas memórias vivas do bairro. Às 17h, a Feira Criativa, com arte e gastronomia, começa a funcionar na Praça Maria Felipa. Logo em seguida, com o baixar do sol, a programação artística começa. A “Mostra 360º” traz 15 obras nacionais e internacionais, numa instalação Fulldome – estrutura geodésica com projeção interna. Também entra em ação a intervenção em projeção mapeada “Phoenix”, de VJ Spetto (SP), no Monumento à Cidade do Salvador, famosa escultura de Mário Cravo Júnior.

 A “Gangorra”, do artista visual Augusto Leal (BA), reelabora o brinquedo que a nomeia. Homem Gaiola (MG) faz a “Digital Landscape”, um lasermapping sobre o Elevador Lacerda e o frontispício do paredão que divide Cidade Baixa e Cidade Alta. A obra inflável “Ventura”, de Amanda Lobos (ES), é ostentada sobre o mar. VJ KÆ (BA) e Fino Finíssimo (BA) apresentam a instalação interativa “Particularidades do Movimento”, ativada pelo movimento de visitantes.

 Marcelo Zig (BA) performa “O Afrodef e A Cadeira de Som”, um super-herói ancestral e anticapacitista que transforma sua cadeira de rodas em um sound system. Para a criançada, tem espaço especial com muitas brincadeiras, incluindo pintura facial e pula-pula, junto com a obra infantil “ACASO SURREAL 2”, de Kelly Pires (SP), e a performance em perna de pau com bolha de sabão gigante de Bia Gigante (RJ).

 

5º SSA Mapping

Onde: Mercado Modelo | Praça Maria Felipa

Comércio – Salvador – Bahia

Quanto: Gratuito

Site: ssamapping.com.br

 
PROGRAMAÇÃO DE 13 DE OUTUBRO

= 16h – Rolé Retratos da Bahia – História e Desenvolvimento da Região do Comércio

Com: Naiara Natividade

Ponto de encontro: Praça da Inglaterra

= 17h – Feira Criativa

Jamex + LVC + Hori + Meu Tortinho + Ludimila + Nagô + SSA Mapping + Papamama + Comarte + Annia Risia + Belas e Cia + Caramurê + Di[Versa] Ideias em Movimento + Grude

= 18h – Início de atividade de intervenções, instalações e espaço infantil

“Mostra 360º” + “Phoenix” + “Gangorra” + “Digital Landscape” + “Ventura” + “Particularidades do Movimento” + “O Afrodef e A Cadeira de Som” + “ACASO SURREAL 2” + Bia Gigante + Brincadeiras para as crianças

= 19h – Mostras Artísticas

> Mostra Principal: Hifa Cybe (SP) com Sarah Ahab (SE); VJ Bang (PR) com VJ Bug (BA); Coletivo Coletores, formado por Toni Baptiste e Flávio Camargo (SP); VJ Indução (PA) com VJ Koba (DF); Fixxa Brasil (SP) com VJ Gabiru (BA); e Keila Sankofa (AM) com VJ Preto (ES)

> Mostra Aberta: artistas selecionados em inscrições públicas

> Mostra Especial: “Homenagem ao Cordel”, de Artur Soar (BA), VJ Koba (DF) e Klimt Publicidade (DF), sob direção de Cairé Tonelli (SP).

> Mostra Especial: “TRAMA e Articulação dos Movimentos e Comunidades do Centro Antigo de Salvador”, do TRAMA (BA) e Articulação Centro Antigo (BA)

> Mostra Especial: “Salvaguarda”, de Cabokaji (BA), Áquila (BA) e Józá no Departamento de Gestualidades (BA)

> Mostra Especial: “60 Anos da Feira de São Joaquim”, de Anihaze (SP), VJ Grazzi (SP) e Arquivo Zumvi (BA)

> Mostra Especial: “Cerrado 2000ug”, do Corrocobó, formado por Igor Alves e Theo Lisboa (MG), e Cerrado Mapping (MG)

> Mostra Especial: “Farpas Reluzentes – Homenagem a Jayme Fygura”, de Daniel Lisboa (BA) e VJ KÆ (BA)

> Música-Imagem: Lazzo Matumbi (BA) + VJ Kelly Pires (SP)