Tecnologia

TRANSALVADOR ENFATIZA CARÁTER EDUCATIVO NAS BLITZE DE TRÂNSITO

As blitzes da Lei Seca na capital baiana vêm reforçando aos motoristas a orientação sobre a importância de não ingerir bebida alcoólica ao dirigir
Secom Salvador , Salvador | 02/08/2022 às 17:46
Operação Respeite a Vida
Foto: Ascom/Transalvador

Mais de 30 mil abordagens, de caráter educativo em vias públicas da cidade, foram realizadas este ano pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), na Operação Respeite a Vida.  Desde maio deste ano, as blitze da Lei Seca na capital baiana vêm reforçando aos motoristas a orientação sobre a importância de não ingerir bebida alcoólica ao dirigir, para evitar acidentes de trânsito.

 

Segundo o gerente de trânsito da Transalvador, Antônio Neri, as fiscalizações, além de flagrar infrações, possuem viés educacional. “As blitze fazem parte de um tripé importante no trânsito, composto por fiscalização, educação e engenharia. Esses três eixos têm que estar juntos. Os agentes estão diariamente nas ruas, cumprindo o seu papel. Quando é encontrada alguma irregularidade, o condutor é notificado, mas há ainda uma questão educativa, em que se espera que não haja reincidência de infrações", observou.

 

A gravidade da combinação álcool e direção está na própria legislação. Dirigir sob a influência de álcool, ou de qualquer outra substância psicoativa, que determine dependência, ou recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento, que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa, são infrações de natureza gravíssima, previstas nos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O condutor nestas situações está sujeito a sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$2.934,70, além da retenção do veículo e recolhimento da CNH.

 

A Lei nº 11.705, popularmente conhecida como Lei Seca, foi criada em 2008 e estabelece a tolerância zero, quanto a beber e dirigir. Para Neri, ao longo dos anos, a fiscalização contribuiu para gerar uma mudança de comportamento na população. “Hoje, a maioria das pessoas tem consciência do perigo que representa. Graças a esta conscientização, muitas vidas foram salvas no trânsito”, afirmou.

 

Entretanto, alguns condutores insistem em desrespeitar a legislação. Na madrugada da última sexta-feira (29), durante a Operação Respeite a Vida, realizada na Avenida Octávio Mangabeira, ao tentar fugir da blitz, um condutor colidiu com o outro veículo e em seguida capotou. O acidente deixou seis vítimas feridas, que foram socorridas pelo Samu. Após o acidente, o motorista, em estado aparente de embriaguez, foi autuado pela recusa do teste de alcoolemia e encaminhado à Central de Flagrantes da Secretaria de Segurança Pública, pela Guarda Civil Municipal.

 

Números – De janeiro a julho de 2022, 2.753 motoristas foram flagrados e autuados infringindo dispositivos da lei. Desses, 2.679 se recusaram a passar pelo teste do etilômetro. “É importante destacar que os agentes estão nas ruas para levar mais segurança ao cidadão. É necessário que esses profissionais sejam respeitados", alertou o gerente de Trânsito.