Tecnologia

TRANSALVADOR LEVA AÇÕES EDUCATIVAS PARA EMPRESAS SOBRE TRÂNSITO SEGURO

Os agentes apresentaram práticas responsáveis no trânsito, condutas adequadas e falaram sobre as inovações legislativas e direção segura
Secom Salvador , Salvador | 27/05/2022 às 07:30
Juntos Salvamos Vidas na Limburb
Foto: Transalvador

Através do programa Condutor Cidadão, agentes da equipe de Educação no Trânsito da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) realizam ações educativas com colaboradores de entidades privadas e órgãos públicos da capital baiana. Na manhã desta terça-feira (24), 100 funcionários da empresa Morel, terceirizada da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), participaram de uma palestra de conscientização e oficinas de direção defensiva com o tema Juntos Salvamos Vidas.

 

Durante a manhã, os condutores puderam ter orientações sobre direção defensiva, conhecer as regras de circulação e sinalização de trânsito, além de tirarem dúvidas e aprenderem sobre como dirigir com mais cautela e atenção. Na oportunidade, os agentes apresentaram práticas responsáveis no trânsito, condutas adequadas e falaram sobre as inovações legislativas e direção segura.

 

Ministrada pelo chefe do Setor de Campanhas Educativas da Transalvador, Lenildo Galdino Azevedo, a palestra busca orientar e ajudar os motoristas a dirigirem de forma mais segura e consciente. “A receptividade dos conteúdos é muito positiva. Sentimos que os colaboradores se atentam sobre o tema e o feedback é o melhor possível”, pontuou.

 

Redução de acidentes – Segundo o agente de trânsito, as ações têm um efeito positivo ao longo do tempo. “Após a palestra, quando a gente retorna às empresas, percebemos que a atuação dos motoristas é mais segura. Os estacionamentos são mais organizados, os condutores já são mais conscientes, utilizando o cinto de segurança. O índice de acidentes com motoristas das empresas que são visitadas cai drasticamente”, afirmou Galdino.

 

Na semana passada, a atividade foi realizada na JG Engenharia. A técnica de segurança da empresa, Juliana Bezerra, falou sobre os efeitos da ação na conduta dos motoristas de caminhões que realizam a coleta de lixo domiciliar na capital baiana. 

 

“Durante a ação os colaboradores demonstraram bastante interesse. Foi uma manhã muito produtiva e nós já sentimos a mudança do comportamento em relação a direção defensiva, na atividade do dia a dia dos condutores. Foi um encontro lúdico, dinâmico, onde foram realizadas atividades que eles puderam entender a importância de seguir as recomendações do Código de Trânsito Brasileiro. A equipe da Transalvador, durante a palestra, oferece acesso a informações relevantes tanto para vida profissional quanto pessoal dos funcionários”. 

 

No decorrer da campanha Maio Amarelo, a Transalvador já visitou nove empresas, atingindo um público de mais de 1.200 pessoas. Entretanto, as ações educativas são realizadas durante o ano todo. Como cada empresa possui Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), nesta ocasião, o órgão municipal participa das atividades, a convite das instituições. Para solicitar a participação da equipe, os interessados devem entregar um ofício na sede do órgão, localizada nos Barris.