Tecnologia

PLATAFORMA AFROBIZ RECEBEU QUASE MIL INSCRIÇÕES DE AFROEMPREENDEDORES

A plataforma visa potencializar, fomentar e divulgar o comércio e turismo étnico da cidade de Salvador
Secom Salvador , Salvador | 27/01/2022 às 20:42
Plataforma Afrobiz já recebeu quase mil inscrições de afroempreendedores
Foto: Otávio Santos/Secom

Lançado há pouco menos de um ano, a plataforma on-line Afrobiz já recebeu, desde o seu lançamento, mais de 69 mil acessos e possui quase mil afroempreendedores inscritos. A plataforma, em funcionamento desde julho do ano passado, visa potencializar, fomentar e divulgar o comércio e turismo étnico da cidade de Salvador.  

 

Quem acessar a plataforma vai encontrar diversos serviços de empreendedores afro, das mais diversas categorias, como arte e cultura, baianas de acarajé, grupos e mestres de capoeiras, gastronomia, moda e beleza, religião, turismo, dentre outras. 

 

O afroempreendedor que desejar participar da plataforma, deve acessar o site www. afrobizsalvador. com. br e inserir e-mail e CNPJ para iniciar o cadastro. “A plataforma permite ao empreendedor negro apresentar seus produtos e serviços na internet, além de alavancar os negócios”, explicou um dos desenvolvedores do Afrobiz, Anderson Almeida. 

 

A baiana Mônica Tavares, sócia do restaurante Malembe, no Pelourinho, fez a inscrição do estabelecimento na plataforma logo no lançamento.  “Eu soube da iniciativa através de uma amiga, que sempre acompanhou a história do restaurante. Ela me falou do objetivo do portal e fiquei encantada. Eu quis o restaurante presente ali, para atrair turistas e outros visitantes”. 

 

A afroempreendedora, que é dona de outro restaurante e uma pousada, ressalta a representatividade que o portal possui na vida dos empreendedores. “Fomentar o comércio local, através de afroempreendimentos, é fomentar emprego e renda. A plataforma é extraordinária e conseguimos identificar o impacto dela, a curto e médio prazo”, revelou. 

 

A iniciativa faz parte das ações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur), com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).