Tecnologia

EVENTO MUNICIPAL LEVA EMPREEDEDORISMO GAMER PARA JOVENS DE SALVADOR

O evento deu início também a um novo programa da Semit, chamado Mais Conhecimento e Inovação Social
Secom Salvador , Salvador | 29/08/2021 às 12:09
Semana da Juventude
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Jovens dos projetos Sinaleira e Cidadão Aprendiz, que contam com a parceria da Prefeitura de Salvador, tiveram a oportunidade de mergulhar no mundo gamer ao longo desta quinta-feira (19). A aprendizagem foi possível graças a uma imersão promovida por meio de uma parceria entre as secretarias de Inovação e Tecnologia (Semit) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e a BDS (Beyond Digital Sports), companhia que desenvolve iniciativas na indústria de entretenimento e ecossistema de e-sports.

 

A imersão sobre empreendedorismo gamer, em celebração ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Juventude, ocorreu no Centro de Convenções de Salvador (CCS), na Boca do Rio. O evento contou com a presença da vice-prefeita e secretária de governo, Ana Paula Matos; da titular da SPMJ, Fernanda Lordelo; e do diretor de Inovação da Semit, Luis Gaban.

 

A vice-prefeita disse esperar que o evento sirva como mais uma oportunidade de empregabilidade e renda para os jovens. “É um encontro que melhora a autoestima deles e que tem tudo a ver com a juventude. Talvez, muitos estejam tendo contato com algo novo. E com essa tecnologia, acesso aos equipamentos e ao conhecimento, esses jovens da periferia agora podem se sentir tão pertencentes ao mundo gamer como qualquer outro”, afirmou.

 

Das 9h às 17h, a BDS promoveu palestras com temas como Criação de Conteúdo como Profissão, Emprendedorismo Gamer e o Protagonismo Jovem. Participaram do evento 20 estudantes no turno matutino e 20 no vespertino. Todos os jovens fazem cursos em instituições como o Senai e a Unifacs e estudam em escolas da rede pública de ensino.

 

“A empresa está apresentando várias áreas profissionais que fazem parte do mundo gamer, trazendo toda uma tecnologia e proporcionando aos nossos jovens a possibilidade de conhecer outros espaços com tecnologia. É muito importante porque estamos aproximando os nossos jovens de projetos municipais a essa nova realidade”, disse Fernanda Lordelo.

 

Participante do evento, Luis Gaban se surpreendeu com a receptividade do público. “Os jovens presentes hoje participaram ativamente da nossa conversa. Foi algo bem legal. Notamos que eles tinham conhecimento de parte do que estava sendo apresentado. Um deles interagiu com o CEO da empresa e contou que já estava em um nível bem avançado de um dos jogos disponíveis no mercado. Então, foi muito bacana”.

 

Para o CEO da BDS, Lukas LKZ Walter, o evento foi bastante gratificante. “É uma confirmação de que aquilo que planejamos realmente deu certo. Eu cheguei aqui sem saber exatamente o que ia acontecer e ao final do evento, eu vi jovens muito empolgados. A maioria não trabalha com gamer, alguns nem jogavam e não faziam ideia de que poderia ser legal. E as pessoas saíram com os olhos brilhando, querendo entrar em contato e querendo entender como entrar em contato e participar. Então, acredito que atingimos um dos propósitos do evento, que é o de mudar vidas”.

 

Programa – O evento deu início também a um novo programa da Semit, chamado Mais Conhecimento e Inovação Social, que terá como objetivo a aproximação de jovens carentes a ambientes de inovação e tecnologia de Salvador. A ideia é criar uma agenda em parceria com a BDS que se estenda até o final do ano, além de promover visitas a ecossistemas da cidade, a exemplo do Colabore, HUB Digital e demais espaços de coworking.