Tecnologia

LIVE CELEBRA ANIVERSÁRIO DA ABI E HOMENAGEIA GLAUBER ROCHA

Homenagem ao cineasta e jornalista, o evento integra série de encontros virtuais nos 91 anos da instituição
Ascom ABI , Salvador | 13/08/2021 às 18:52
Live celebra aniversário da ABI e homenageia Glauber Rocha
Foto: Divulgação

A noite do dia 17 de agosto será especial para a imprensa baiana e profissionais ligados ao segmento audiovisual. A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) vai celebrar seu aniversário de 91 anos com uma live em homenagem a Glauber Rocha. Com transmissão pelo Youtube da ABI, a partir de 18h30 da próxima terça-feira, o evento “O script de um gênio do cinema” abre a programação comemorativa e terá como temática os 40 anos da morte do cineasta e jornalista. Para esse primeiro encontro de uma série de quatro lives, a ABI convidou o professor, jornalista e poeta Florisvaldo Mattos e José Umberto Dias, cineasta e crítico de cinema.

O tema da apresentação de Mattos será "Glauber Rocha, o criador que eu conheci". Ele integrou em Salvador o grupo da chamada Geração Mapa (revista Mapa, em 1957-58), liderado pelo cineasta Glauber Rocha e integrado por nomes como João Ubaldo Ribeiro, Sante Scaldaferri, Calasans Neto e Paulo Gil Soares. Em sua exposição, o jornalista fará um relato da convivência com o amigo, tendo como base o artigo do livro "Academia dos Rebeldes e Outras Experiências Redacionais", ainda em fase editorial e a ser lançado até o final deste ano.

 

“Além de multifacetado, vive em constante mutação”, assim José Umberto traduz Glauber Rocha e sua obra. Ele conta que ainda adolescente, em Feira de Santana, passou a admirá-lo. Notícias de jornais e de revistas, entrevistas, fotografias, livros que tinham referência ao cinema glauberiano chamavam a atenção do jovem futuro cineasta. Assim, José Umberto passou a guardar tudo que fazia referência ao colega conquistense. Atualmente, este acervo ocupa um armário inteiro em sua casa. São coleções de recortes de jornais, revistas, filmes, entrevistas, livros e mais. A boa notícia é que essas relíquias foram doadas por ele à ABI e em breve estarão disponíveis para pesquisas.

SERVIÇO

Live de 91 anos da ABI – Homenagem a Glauber Rocha

Quando: 17/08, às 18h30

Onde: Youtube da ABI