A limpeza ocorreu entre o Havaí e a Califórnia
Nara Franco , Rio de Janeiro |
02/07/2019 às 11:04
A limpeza ocorreu entre o Havaí e a Califórnia
Foto: divulgação
Ambientalistas removeram mais de 40 toneladas de plástico do Oceano Pacífico. A ação foi realizada pelo grupo Ocean Voyages Institute, que afirmou ter sido a "maior e mais bem-sucedida limpeza oceânica até o momento".
A limpeza ocorreu entre o Havaí e a Califórnia onde há a maior concentração de detritos flutuantes do mundo. Usando a tecnologia de satélites e drones, a equipe removeu o lixo, incluindo garrafas de detergente, móveis de plástico e brinquedos infantis. Eles também coletaram artes de pesca chamadas 'redes fantasmas'.
Aproximadamente 1,5 tonelada do plástico coletado foi entregue ao programa de graduação da Universidade do Havaí e a artistas individuais na ilha. Os artistas planejam transformar o plástico em esculturas e outros trabalhos. O valor restante deverá ser processado pela Schnitzer Steel e enviado para a usina H-POWER do Havaí para ser transformado em energia.
Manchas de lixo como a do Oceano Pacífico são formadas por correntes oceânicas rotativas chamadas de giroscópios, que puxam objetos para um único local, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. Essas áreas de detritos ameaçam a vida selvagem quando os animais se enroscam no lixo ou os ingerem.