Oposição quer sinalizar que não é contra o Poder Judiciário e sim apenas contra o Poder Executivo
1. A bancada da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia emitiu recentemente duas notas à imprensa, a primeira delas, há uns 20 dias, apoiando a pretensão de Adolfo Menezes (PSD) em disputar uma terceira eleição para presidente da Casa o que a jurisprudência já firmada pelo STF não permite (três mandatos consecutivos e sim, somente, dois); e a segunda, ontem, apoiando a deputada Ivana Bastos (PSD) como candidata a 1ª vice-presidente o que obrigará, em caso de vacância de Adolfo, assumir a presidência.
2. A estratégia da Oposição parece claro, mas, somente para aqueles que entendem de política e seus conchavos; para o eleitorado, não. É confusa, desconcertada. No nosso entendimento, que acompanhamos há muitos anos as articulações políticas da Casa, com isso a Oposição quer dizer que seu adversário não é o Poder Legislativo e sim, somente, o Poder Executivo, as politicas do governador Jerônimo. Nesse aspecto, está correta a estratégia.
3. A qustão é explicar ao eleitorado e a opinião pública que votou na Oposição, portanto, contra Jerônimo, como é apoiar deputados que integram a base governista (Adolfo e Ivana) que apoiam o governador e permitem a votação de Projetos de Leis mesmo aqueles (a maioria) que chegam a ALBA em regime de urgência e não permitem sequer debates e são aprovados a toque de caixa marcial.
4. Aos olhos do eleitotado e da opinião pública fica parecendo uma contradição: se opor a Jerônimo e compactuar com seus aliados. E, de fato, é um posicionamento dúbio e que motiva muitas interpretações, uma delas, inclusive, a de que a Oposição não é firme como deveria ser.
5. Podeeria emitir notas resguardando a integridade do Poder Legislativo e sua autonomia e apresentando um candidato a presidente, mesmo sabendo que iria perder, mas marcaria posição.
6. Agora, por exemplo, o favorito para presidir a Câmara dos Deputados, eleição que ocorre neste sábado, 1, é Hugo Motta (Republicanos) candidato de Arthur Lira e do Centrão; que vai enfrentar Marcel van Hattem (Novo) e o pastor Henrique Vieira (PSOL). Quem deverá ser o eleito é Motta, mas, a Oposição se posicinou firmemente.
7. Nada impediria, na Bahia, que acontecesse o mesmo, mas a Oposição resolveu se alinhar com os dois nomes que são de senador Otto Alencar e nem uma notinha defendendo Angelo Coronel Filho, candidato do senador Angelo Coronel, surgiu no horuizonte, politico que é cativado para integrar a majoritária do UB I(ACM Neto), em caso de dissidência.
8. Bem, águas passadas não movem moinhos e os fatos já acontceram. A eleição na ALBA será segunda feira.