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Tasso Franco

A BAHIA EM SILÊNCIO DIANTE DO "VELHO CHICO" FORA DO PROGRAMA HIDROVIAS

Lula teve uma grande votação na Bahia, mas não corresponde ao estado como deveria
04/09/2024 às 11:49
   1. Em artigo neste BahiaJá o consultor em planejamento urbano e ex-senador da República, Waldeck Ornelas, comenta que o Rio São Francisco ficou de fora do projeto do governo federal para revitalizar as hidrovias no país. 

  2. E, dizemos nós, a Bahia deu uma maiores votações a Lula, em 2022, a casa Civil do governo federal é ocupada pelo baiano e ex-governador Ruy Costa; o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, é do PT; os três senadoes Jaques Wagner (PT), Otto Alcencer (PSD) e Angelo Coronel (PSD) são da base governista, dos 39 deputados federais da Bahia a maioria é de goernistas, ainda assim, o Rio São Francisco, quase todo em território baiano, ficou de fora.

  3. Veja o que diz Waldeck: "O governo federal criou, no Ministério dos Portos e Aeroportos, uma Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação, que acaba de anunciar o propósito de dar início a um amplo programa de aproveitamento dos rios e lagoas navegáveis do país. Transformar em hidrovias as nossas vias navegáveis é a que se propõe a nova política do governo federal. Chamada de “última fronteira de investimento em infraestrutura do Brasil”, esta é uma iniciativa muito bem-vinda.

   4. - A meta é, já em 2025, fazer a concessão das hidrovias dos rios Madeira, Paraguai e da lagoa Mirim. Em 2026, Barra Norte (no Amapá), Tapajós e Tocantins. Mas a hidrovia do rio São Francisco, no pobre e sofrido semiárido nordestino, não está incluída no programa.

  5. O “Velho Chico”, das boiadas, das gaiolas, das carrancas, dos remeiros, do intenso fluxo migratório Nordeste-Sudeste – registrado por Jorge Amado, em Seara Vermelha –, dos “baianos cansados” que se tornaram mineiros, sempre foi, historicamente, uma via navegável e de uso intenso, tanto para cargas quanto para passageiros. No passado, as próprias embarcações serviam, inclusive, como armazéns, para abastecer a rede de cidades às suas margens. Contudo, assim como as ferrovias, as hidrovias foram atropeladas pelo rodoviarismo. Hoje, vê-se que o transporte hidroviário pode ser mais vantajoso economicamente que o rodoviário". (Você pode ler todo artigo na Editoria de Economia)
   
  6. Comentário do BJÁ: Espera-se que os senadores ao menos reajam. Otto Alencar, certa ocasião, disse que iria pautar sua atuação no Senado com trabalhos em defesa do Rio São Francico. Houve um tempo em que até andou falando nele e apresentou (salvo engano) algumas emendas e projetos. Jaques Wagner é o lider do governo e amigo pessoal de Lula. E Angelo Coronel sempre foi um politico com bases munuicipalistas. No geral, os três senadores têm atuações discretas no Senado, como se estivessem cumprindo uma tabela.
   
   7. Esperar alguma coisa de Jerônimo Rodrigues  seria pedir demais uma vez que o governador anda pra cima e pra baixo pelo interior da Bahia inaugurando obras, desde colégios em tempo integral a mercados populares. Tem sido um governador do varejo. Não há uma estratégia de governo visando o desenvolvimento da Bahia com algo maior, mais planejado. Tem programas de combate à fome, da paz, algo bem doméstico.

   8. Waldeck também já comentou aqui neste espaço e noutra ocasião sobre a Ponte Salvador a Itaparica e o bloqueio que fará aos navios de grande cabotagem em cargas na direção do Porto de Aratu. Os portos de Pernambuco e Ceará vão seguir adiante e a Bahia perderá negócios.O Porto de Suape, PE, já era o 5º em movimentação de cargas do pais, desde 2022.

  9. Sobre o Chefe da Casa Civil, Rui Costa, sim, este tem que ser cobrado. É o "comandante" do PAC 2 ou Novo PAC. Sobre os deputados federais esqueça. Estão em Brasília fazendo política miúda.

  10. Sobre Lula seria interessante que olhasse mais para a Bahia. Ao menor, dar a Bahia, o que o estado merece. Se ele hoje está na Presidência - em boa parte - se deve a Bahia.
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