Tudo jogo de cena, especialmente do prefeito João Henrique
O deputado Elmar Nascimento (PR), salvo melhor juízo sem essa pretensão, descobriu uma enorme lebre com as orelhas de fora, ao colher assinaturas para instalar uma CPI do Metrô de Salvador, Metrosal, na Assembleia Legislativa. Digo isso, porque, impressionante, todo mundo é a favor da CPI, mas o que tem de gente trabalhando nos bastidores para que ela não aconteça não está no gibi. E isso acontece na CEI com a mesma diretriz na Câmara de Vereadores.
O fato mais notório e que chama a atenção foi a assinatura da deputada Maria Luiza (PSC), esposa do prefeito João Henrique, depois que 20 deputados tinham assinado, favorável a CPI na Assembleia. Fato que, segundo pronunciamento da deputada em plenário no decorrer dessa semana, representou momento de júbilo para o prefeito.
Agora, na Câmara de Vereadores do Salvador o prefeito João Henrique orienta a bancada de sustentação política do seu governo para não dar seguimento a CEI proposta pela oposição. O líder do governo impõe como contra-partida para que isso aconteça, tudo jogo de cena, que aceita a CEI do Metrosal se o PT e coligados aceitarem uma CEI na Saúde pasta que foi administrada por Luis Eugênio Portela, objeto de inúmeros escândalos, entre outros, um crime.
Acontece que todo esse rolo é na gestão do prefeito João Henrique porque, embora Portela tenha sido indicado pelo PT na coligação que se fez, em 2005, o gestor máximo é o prefeito. Então, se há problemas, e muitos aconteceram inclusive o cabuloso crime de Neylton Souto, o pau dá em Chico (PT) daria em Francisco (João).
Trata-se, portanto, de um engana população porque a atual administração municipal não quer a CEI do Metrô, a CEI da Saúde, nem a CPI do Metrô na Assembleia. Até porque, a municipalização do Metrosal deu-se na gestão Nestor Duarte Neto na Secretaria de Transporte com aumento nos custos da obra diante da elevação do Bonocô.
Segundo o deputado Elmar Nascimento é icompreensível a postura do PT diante da CPI do Metrosal porque nada obsta ou atormenta o partido nesse caso, salvo se relacionar-se com a CEI da Saúde na Câmara. No mais, nem Jaques Wagner; nem o presidente Lula foram gestores dos investimentos do Metrosal. Ainda assim, nada anda.
O PMDB parece que também não se sensibilizou.
Elmar faz parte da bancada da Oposição, mas, não tem garantia de que receberia o apoio integral do grupo, pois, inicialmente, o gestor da obra foi o prefeito Antonio Imbassahy, hoje no PSDB e aliançado com o Democratas de Paulo Souto.
Há um orixá no mundo espiritual do candomblé que se chama Oxumaré. Este é completamente masculino, mas, algumas pessoas acreditam que ele seja macho e fêmea. Oxumaré é a divindade do equilíbrio e participou da criação do mundo enrolando-se no universo, a cobra colorida do arco-iris. Diz-se que, quando perder suas forças dessa sustentação o mundo acabará.
A CEI e a CPI do Metrosal são iguais a Oxumaré. Tá todo mundo sustentando o Universo e ninguém quer apurar nada.