Fato raro uma secretária de município conseguiu arregimentar os três homens da cúpula da segurança no Estado para uma operação de camelôs
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Há muitos anos não se via uma integração tão harmoniosa entre a Prefeitura de Salvador e o governo do Estado como está acontecendo agora com os governos de Wagner e ACM Neto. Com Imbassahy/Souto e César Borges também houve essa integração mas não a ponto de um secretário de Segurança, um chefe da Polícia e um comandante geral da PM participarem de uma operação de ordenamento de camelôs e vadios num bairro classe média, sem grandes problemas.
2. Isso é salutar e bom para a cidade. Supõe-se, portanto, que quando a Prefeitura se decidir por ordenar espaços críticos da cidade - Avenida Sete, Cayru, Joana Angélica, Lima e Silva, Iguatemi, etc, certamente essa "tropa de elite" estará nesses locais com mais reforços.
3. Esse comprometemento do governo do estado com a cidade, o que não aconteceu com os governos João Henrique, até se justifica porque o pepista consetia a olhos vistos à degradação da cidade até mesmo em sua porta (havia uma chapelaria nas grades laterais da Prefeitura), sugere-se, agora, com essa nova integração que a cidade pode voltar a ter algum grau de civilidade.
4. Salvador é a capital mais atrasada do país onde tudo se pode, desde fazer xixi nas ruas em qualquer lugar, praticar-se "terra" de sunga em ônibus e armar-se uma tenda "árabe" de acarajé em qualquer esquina. A moda agora é esta: tenda a la Kadafi onde baianas expõem seus quitutes.
4. Estima-se, ainda, que diante desse novo modelo de relações sociais e políticas, os palanques fiquem para outra oportunidade e só retornem em 2014, entendendo-se que existe a hora de se fazer contestações aos diferentes modelos políticos e de gestões, e o momento de gerenciar a coisa pública. Ademais, cabe aos atores secundários (senadores, deputados, vereadores, etc) exercitarem o direito à crítica, à manifestções comunitárias e populares e assim por diante.
5. Entende-se que essa relação de integração administrativa Wagner-Neto (entre executivos) em nada modifica o comportamento das oposições na Câmara (a Neto) e na Assembleia (a Wagner) pelo livre direito democrático à critica, ao contraditório. Pelo contrário, a media em que se aproxima o ano eleitoral, a tendência será de acirramento politico sem afetar as relações institucionais das administraçções.
6. Em certo sentido, a vitória de Neto foi boa para oxigenar o governoWagner que deverá tomar uma injeção de ânimo e adotar um modelo mais meritocrático, à exemplo do que também prende fazê-lo a presidente Dilma. O que se anuncia na minireforma wagneriana é de pessoas que fiquem até o final do seu governo e não usem espaços para tranpolins politicos.
7. O governador viajou hoje para a China e deu mais essa "mãozinha" a ACM Neto, o qual deverá "reinar" absoluto na festa da lavagem do Bonfim. Como estamos em 2013 e não em 2014, vale.
*****
8. Veja que maravilha com o dinheiro público: no dia 25 os Correios farão shows gratuitos com cinco capitais - Rio, BSB, Manaus, Curitiba e Salvador. A estatal completa 350 anos e o show na capital baiana será com Margareth Menezes.
9. A estatal não revelou o cachê da cantora. No Rio, cantam Preta Gil e Péricles; Brasília, Paralamas; Curitiba, Nando Reis; e Manaus, Gaby Amarantes.
10. Como perguntar não ofende, quando custou a contratação da empresa de TI efetivada pela secretaria da Pobreza da Prefeitura de Salvador para cadastrar o bolsa familia?
11. O cronista Rubem Braga completaria 100 anos de idade se vivo fosse. Muitas comemorações no Rio, SP e Cachoeiro do Itapemirim, sua terra natal e onde as cinzas do seu corpo foram lançadas no rio.
12. O sinparo informa que o novo catálogo de custos (Valores Referenciais de Custos Internos 2013) será distribuido nas agências de propaganda associadas. A intenção é que as agências tenham o catálogo em seus setores de produção, e também possam repassar aos seus clientes.
13. Sinapro promete também repassar duas unidades da tabela aos anunciantes. Legal.
14. Caberá a ministra Carmen Lúcia, do STF, decidir se aceita ou não a denúncia apresentada pelo Procurador Geral da República contra o senador Renan Calheiros (PMDB/AL), pro crime ambiental. Renan é forte candidato a presidir o Senado.
15. Imagens do Carnaval carioca foram exibidos nos monitores do noticiário internacional da CNN sobre o Consumer Eletronics Show (CES) que reuniu em Las Vegas, EUA, os gigantes em tecnologia. Marketing é isso aí.
16. Hic! Esquadrãozinho do Bahia vai pegar o Corinthians na Copa SP. Se passar por esse osso duro de roer tewm chance de trazer a taça.
17. Já a equipe do Vitória, que foi como uma esperaqnça, voltou como decepção.
18. Cabral, Paes e Geddel apoiam o polêmico Eduardo Cunha para liderar o PMDB.
19. O filme "Lula, o filho do Brasil" foi visto por 25.3 milhões de pessoas na rede Globo.
20. Para a mambembe politica externa do Itamaraty, Cuba virou a ONU. O governo do Brasil (oh! dona Dilma porque a senhora entrou nessa) apoiou a posse "sine-die" de Hugo Chávez, à sua impossibilidade de tomar posse diante do câncer.
21. O Brasil adotou, portanto, dois pesos e duas medidas: quando a Constituição Paraguaia afastou o presidente Lugo, o Brasil se posicionou contra; agora, que a Venezuela, praticamente rasga sua Constituiçã, o Brasil é favorável.
23. A Justiça Divina brasileira arquivou o processo de Thor Batista pelo atropelamento e morte de um ciclista.