Miudinhas
Tasso Franco
13/01/2013 às
10:21
Governo e Prefeitura de Salvador atuam integrados como nunca se viu
Fato raro uma secretária de município conseguiu arregimentar os três homens da cúpula da segurança no Estado para uma operação de camelôs
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Há muitos anos não se via uma integração tão harmoniosa entre a Prefeitura de Salvador e o governo do Estado como está acontecendo agora com os governos de Wagner e ACM Neto. Com Imbassahy/Souto e César Borges também houve essa integração mas não a ponto de um secretário de Segurança, um chefe da Polícia e um comandante geral da PM participarem de uma operação de ordenamento de camelôs e vadios num bairro classe média, sem grandes problemas.
2. Isso é salutar e bom para a cidade. Supõe-se, portanto, que quando a Prefeitura se decidir por ordenar espaços críticos da cidade - Avenida Sete, Cayru, Joana Angélica, Lima e Silva, Iguatemi, etc, certamente essa "tropa de elite" estará nesses locais com mais reforços.
3. Esse comprometemento do governo do estado com a cidade, o que não aconteceu com os governos João Henrique, até se justifica porque o pepista consetia a olhos vistos à degradação da cidade até mesmo em sua porta (havia uma chapelaria nas grades laterais da Prefeitura), sugere-se, agora, com essa nova integração que a cidade pode voltar a ter algum grau de civilidade.
4. Salvador é a capital mais atrasada do país onde tudo se pode, desde fazer xixi nas ruas em qualquer lugar, praticar-se "terra" de sunga em ônibus e armar-se uma tenda "árabe" de acarajé em qualquer esquina. A moda agora é esta: tenda a la Kadafi onde baianas expõem seus quitutes.
4. Estima-se, ainda, que diante desse novo modelo de relações sociais e políticas, os palanques fiquem para outra oportunidade e só retornem em 2014, entendendo-se que existe a hora de se fazer contestações aos diferentes modelos políticos e de gestões, e o momento de gerenciar a coisa pública. Ademais, cabe aos atores secundários (senadores, deputados, vereadores, etc) exercitarem o direito à crítica, à manifestções comunitárias e populares e assim por diante.
5. Entende-se que essa relação de integração administrativa Wagner-Neto (entre executivos) em nada modifica o comportamento das oposições na Câmara (a Neto) e na Assembleia (a Wagner) pelo livre direito democrático à critica, ao contraditório. Pelo contrário, a media em que se aproxima o ano eleitoral, a tendência será de acirramento politico sem afetar as relações institucionais das administraçções.
6. Em certo sentido, a vitória de Neto foi boa para oxigenar o governoWagner que deverá tomar uma injeção de ânimo e adotar um modelo mais meritocrático, à exemplo do que também prende fazê-lo a presidente Dilma. O que se anuncia na minireforma wagneriana é de pessoas que fiquem até o final do seu governo e não usem espaços para tranpolins politicos.
7. O governador viajou hoje para a China e deu mais essa "mãozinha" a ACM Neto, o qual deverá "reinar" absoluto na festa da lavagem do Bonfim. Como estamos em 2013 e não em 2014, vale.
*****
8. Veja que maravilha com o dinheiro público: no dia 25 os Correios farão shows gratuitos com cinco capitais - Rio, BSB, Manaus, Curitiba e Salvador. A estatal completa 350 anos e o show na capital baiana será com Margareth Menezes.
9. A estatal não revelou o cachê da cantora. No Rio, cantam Preta Gil e Péricles; Brasília, Paralamas; Curitiba, Nando Reis; e Manaus, Gaby Amarantes.
10. Como perguntar não ofende, quando custou a contratação da empresa de TI efetivada pela secretaria da Pobreza da Prefeitura de Salvador para cadastrar o bolsa familia?
11. O cronista Rubem Braga completaria 100 anos de idade se vivo fosse. Muitas comemorações no Rio, SP e Cachoeiro do Itapemirim, sua terra natal e onde as cinzas do seu corpo foram lançadas no rio.
12. O sinparo informa que o novo catálogo de custos (Valores Referenciais de Custos Internos 2013) será distribuido nas agências de propaganda associadas. A intenção é que as agências tenham o catálogo em seus setores de produção, e também possam repassar aos seus clientes.
13. Sinapro promete também repassar duas unidades da tabela aos anunciantes. Legal.
14. Caberá a ministra Carmen Lúcia, do STF, decidir se aceita ou não a denúncia apresentada pelo Procurador Geral da República contra o senador Renan Calheiros (PMDB/AL), pro crime ambiental. Renan é forte candidato a presidir o Senado.
15. Imagens do Carnaval carioca foram exibidos nos monitores do noticiário internacional da CNN sobre o Consumer Eletronics Show (CES) que reuniu em Las Vegas, EUA, os gigantes em tecnologia. Marketing é isso aí.
16. Hic! Esquadrãozinho do Bahia vai pegar o Corinthians na Copa SP. Se passar por esse osso duro de roer tewm chance de trazer a taça.
17. Já a equipe do Vitória, que foi como uma esperaqnça, voltou como decepção.
18. Cabral, Paes e Geddel apoiam o polêmico Eduardo Cunha para liderar o PMDB.
19. O filme "Lula, o filho do Brasil" foi visto por 25.3 milhões de pessoas na rede Globo.
20. Para a mambembe politica externa do Itamaraty, Cuba virou a ONU. O governo do Brasil (oh! dona Dilma porque a senhora entrou nessa) apoiou a posse "sine-die" de Hugo Chávez, à sua impossibilidade de tomar posse diante do câncer.
21. O Brasil adotou, portanto, dois pesos e duas medidas: quando a Constituição Paraguaia afastou o presidente Lugo, o Brasil se posicionou contra; agora, que a Venezuela, praticamente rasga sua Constituiçã, o Brasil é favorável.
23. A Justiça Divina brasileira arquivou o processo de Thor Batista pelo atropelamento e morte de um ciclista.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>