Ricardo Teixeira quer mudar a seleção, mas, não quer mudanças na a CBF
Foto: DIV |
|
Sem renovação, com o vitalício Ricardo Teixeira mandando em tudo, adeus Brasil |
Miudinhas globais:
1. Quem foi ao São João de Euclides da Cunha, Tucano, Ribeira do Pombal e Caldas do Jorro ficou admirado com a recuperação da BR-116 Norte, com sinalização, sem buracos, pavimentação asfáltica que parecia perfeita. As últimas chuvas que cairam nessa região, recentemente, essas mesmas chuvas que se deslocaram do litoral e chegaram ao Sertão, fizeram um enorme estrago na estrada. O que teria acontecido se as chuvas não foram tão itensas e não existem rios nessa área, salvo o Itapicuru?
2. Trabalho mal feito, dinheiro público usado de forma irresponsável, pois, a quantidade de buracos que apareceu nesse trecho entre Serrinha e Tucano, 80 km, é uma coisa impressionante. O asfalto que foi colocado pela empreiteira não aderiu ao solo e desmanchou-se. Quem trafegou na estrada neste final de semana ficou assustado e amargou prejuízos.
3. Segundo relato de um engenheiro que ligou para o BJÁ fazendo a denúncia trata-se de um crime e o Ministério Público Federal deveria apurar e acionar a empreiteira que fez a obra.
**
4. Os jogadores brasileiros da seleção de futebol voltaram da África do Sul com os rabos entre as pernas, como se diz no popular. Alguns ainda tentaram dar explicações, mas, no geral, a maioria preferiu ficar calada. Foi o certo. A CBF já deu cartão vermelho a Dunga e toda comissão técnica. Mais do que merecido. Mas, falta também se fazer uma renovação na própria CBF.
5. Esse é um tema já abordado pela imprensa nacional há anos, alguns jornalistas independentes têm feito denúncias e mais denúncias contra a direção da CBF, desde quando Ricardo Teixeira desembarcou de uma das copas com equipamentos de contrabando para um bar, no Rio, mas, até agora, o poderoso Teixeira se mantém no cargo de forma vitalícia.
6. A CBF o próprio nome já diz é uma confederação de futebol que, abriga de forma democrática, as federações de futebol dos estados. Mas, de democrática não tem nada. É uma organização no modelo sindical brasileiro, CUT, Força Sindical, etc, que tem um dirigente que atua com mão de ferro e pronto. Manda no futebol. Controla a maioria das federações com benesses e outros fatores e reelege-se por aclamação.
7. Aqui na Bahia tinha um dirigente da CBF carnavalesca, já falecido, que comandava o Carnaval nos bastidores, o velho e querido Arquimedes Silva. O poder de Arquimedes só cessou quando se criou o Conselho do Carnaval e a entidade dos blocos de trios, hoje, quem manda no Carnaval, criou uma Associação (ABT). Arquimedes usava os mesmos artifícios de Ricardo Teixeira: se cercava dos pequenos blocos e quando chegava na época da eleição era aclamado.
8. A CBF é assim. Essas federações todas de menor calibre (Norte, Nordeste, Centro-Oeste) são ligadas a Teixeira. Virgílio Elísio, poderoso drigente da FBF, foi cooptado por Teixeira e hoje está na CBF.
9. Então, se é pra mudar o futebol, tirar somente Dunga não resolve. Ou se faz uma mudança na CBF ou então babau. O Bahia é um exemplo disso. O Brasil vai ficar na base de lobby, kakás, pelés, e não vai a lugar algum. É só olhar o que aconteceu nesta Copa. Enquanto as seleções faziam amistosos pra valer testando suas equipes, o Brasil foi jogar no Zimbabué e na Tanzânia, duas ditaduras sem futebol.
10. É claro que não foi isso que perdeu a Copa. Mas se trata de um exemplo da diplomacia da CBF, associada a international diplomacy of Itamaraty, que não acrescentou nada salvo agrados politicos.
**
11. Interessante esse comecial da TV da Prefeitura de SP dizendo que o Brasil se encontra na arte em São Paulo.
12. Uma lameira total a feira de São Joaquim neste final de semana. Quem foi ao local no domingo ficou assustado com a lama, lixo, lodo, ratos, desorganização geral.
13. O lateral Lahm, da Alemanha, diz que sua seleção se preparou para a Copa da África. Pode até perder, mas, os jogadores estão consciente de sua missão.
14. Na Copa de 2014, já que o Brasil jogou contra o Zimbabué, os amistosos podem ser feitos com a seleção de Coité, umas das melhores da Bahia, e o bode de Vitória da Conquista.
15. Diz-se que, na lista da CBF que iria a África asssistir o Brasil na final, tinha um político baiano. Com a derrota do Brasil a mordomia gorou.
16. A Confecom de Franklin Martins continua viva e querendo impor a censura à imprensa no Brasil.
17. Johan Cruyffy acertou em cheiro ao dizer que a seleção de Dunha era uma vergonha.
18. Nem a musa da Copa, com tanta mulher bonita no Brasil, conseguimos levar. Ficou com o Paraguai. Que decadência!
19. O Rasta do Pelô tinha até uma candidata a musa. Mas, depois de Brasil 2x1 Correia do Norte recolheu a moça na Cantina da Lua.
20. Dilma Rousseff não respondeu ao Globo a pergunta porque gostaria de ser presidente do Brasil e o jornal publicou as respostas de Serra e Marina, e deixou o espaço de Dilma em branco com uma interrogação.
21. O STF está frustrando os brasileiros lavando a roupa suja de alguns candidatos e transformando-os em roupas limpas.
21. Algumas lojas de eletrodomésticos em shoppings de Salvador estão com mercadorias sem preços e avisos para consultar os vendedores. Isso é ilegal. O código de defesa do consumidor proibe tal prática.
22. A publicidade brasileira lavou a alma no Festival de Cannes: Abocanhou 57 leões de ouro, prata e bronze.
23. Se Pelé disser que a Alemanha é a favorita ao titulo adeus Alemanha.
24. Curiosidades da eleição presidencial. Em 2006, Lula bateu Alckmin na região Sudeste, no segundo turno, com 14% de frente em votos. Agora, em 2010, Serra tem 11% na frente de Dilma na mesma região. É aí que está a questão.
25. Outro detalhe: em 2006, o candidato tucano (Alckmin) obteve apenas 23 de cada 100 votos válidos no Nordeste. Lula ficou com 77. Agora, Serra tem 30 e Dilma 47.
26. Um lembrete: ainda faltam 88 dias para as eleições.
27. Neste final de semana teve até engarrafamento de pessoas nos corredores do Salvador Shopping. Pra tomar um cafezinho só em pé.