Associações responsáveis pela organização do Carnaval na Bahia divulgaram nota nesta quarta-feira afirmando que garantem a realização da festa. "Um evento desse porte não depende apenas de alguns, depende sim do desejo e da organização do povo. E o povo da Bahia quer o carnaval", diz o comunicado.
Elas dizem ainda que confiam na capacidade do governo do estado para fazer a segurança da festividade mais importante do ano da Bahia. "O Governo da Bahia tem a responsabilidade e o dever de garantir a segurança e a Polícia Militar precisa fazer a sua parte e continuar se orgulhando de conduzir a maior festa popular do planeta, em segurança".
O conselho de entidades se reuniu na tarde desta quarta-feira no Hotel Otton, em Salvador, para discutir o que fazer diante da paralisação da PMi. A greve já fez com que diversos eventos fossem cancelados na capital baiana, como shows de Ivete Sangalo, Daniela Mercury e da Banda Eva.
COMENTÁRIO DO BJÁ
Nenhuma entidade carnavalescas da Bahia tem condições de dizer que vai garantir a segurança do Carnaval. Isso é uma irresponsabilidade. Só o governo do Estado através da PM, terminada a greve, é pode dar essa garantia.
Os blocos de Carnaval, que se utilizam de cordas, podem, no máximo garantir a segurança dos foliões nos espaços da folia. Mas, no ir e vir das casas dos foliões até os circuitos, e outros pontos isso é impossível.
Ninguém quer o fim do Carnaval e espera-se que a greve da PM seja resolvida até lá, minimizando os estragos que já provocou na folia baiana.