Nesta sexta-feira (20), é dia de São Sebastião Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro e da bateria da Portela, escola que, em 2012, homenageia a Bahia.
As homenagens acontecem logo cedo, com alvorada às 5h, e uma grande queima de fogos para anunciar o dia do santo. E em seguida é servido um delicioso café da manhã.
Dando seqüência a programação às 10h, será realizada uma missa em ação de graças na Praça Paulo da Portela; às 11h, os portelenses e devotos de São Sebastião fazem uma carreata pelo subúrbio do Rio de Janeiro, para levar a imagem até a igreja matriz, em Bento Ribeiro. Depois, será servido tradicional almoço que tem no cardápio principal macarrão com galinha na quadra da escola. A festa continua durante a tarde, com os ritmistas de mestre Nilo Sérgio fazendo a festa com muito e ritmo.
Saiba mais sobre a relação entre a Portela e São Sebastião- Padroeiro da bateria da Portela:
Em 1929, dia 20 de janeiro (Dia de Oxossi), Heitor dos Prazeres, representante do conjunto vence o primeiro concurso entre as Escolas de Samba e, na volta para Oswaldo Cruz, troca o nome do conjunto por QUEM NÓS FAZ É O CAPRIXO. Inconformado, em 1930, Manuel Bam Bam Bam, assume do controle do grupo e transforma o Quem nós faz é o capricho em Vai como pode. Apesar de ser citado apenas Vai como pode, como o bloco antecessor da PORTELA, os pioneiro são os Baianinhas e Come Mosca. Por isso, a data de fundação da escola é 11 de abril de 1923.
O Batismo da PORTELA foi realizado por dona Esther Maria de Jesus (do Bloco Come Mosca), que consagrou Nossa Senhora da Conceição (Oxum) como madrinha e São Sebastião (Oxossi) como padrinho. Hoje, Nossa Senhora da Conceição é a padroeira da escola, e São Sebastião é o santo protetor da bateria. Todo dia 20 de janeiro a PORTELA sai às ruas em procissão a São Sebastião. Muitos afirmam que as características peculiares da bateria da PORTELA foram inspiradas nas batidas dos atabaques para Oxossi.