Shows

PREFEITURA SONHA COM CARNAVAL SEM COMÉRCIO IRREGULAR EM SALVADOR

vide
| 06/01/2012 às 19:23
Saltur comandou reunião para tentar controlar comércio irregular no Carnaval
Foto: RV

Traçar operações conjuntas entre a Prefeitura de Salvador e o governo do Estado para garantir o carnaval sem comércio irregular e segurança e tranqüilidade aos soteropolitanos e turistas na maior festa da Bahia, que este ano acontece entre os dias 16 e 21 de fevereiro. Este foi o objetivo da primeira reunião realizada, na manhã desta sexta-feira (6), na sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O objetivo da iniciativa foi ampliar a integração das ações operacionais entre os órgãos municipais e a área de segurança pública do governo do Estado, representados pelas polícias Civil, Militar e Técnica, além do Corpo de Bombeiros. Participaram do encontro a Empresa Salvador Turismo (Saltur), SSP, Guarda Municipal, Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) e Transalvador.


Durante a reunião, foram discutidas medidas práticas para aumentar o controle e fiscalização do comércio irregular, garantindo a atuação prioritária dos ambulantes licenciados pela Sesp e coibindo a participação daqueles que estejam irregulares na festa momesca. "Para isso, ficou definida a instalação e operação de barreiras nos principais corredores e vias da cidade que dão acesso aos circuitos, antecipando possíveis apreensões de veículos e mercadorias irregulares", explicou o presidente da
Saltur, Claudio Tinoco.


Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência, Marcelo Abreu, até o momento, cerca de 2.600 ambulantes se cadastraram junto ao órgão para atuarem no Carnaval. "Por este motivo, alertamos às pessoas que queiram trabalhar durante a festa momesca que se credenciem na Sesp, pois intensificaremos a fiscalização nos circuitos e arredores, com o apoio não só da Guarda Municipal, mas também da Polícia Militar, e se preciso, da Polícia Civil. O nosso objetivo é preservar a qualidade dos serviços prestados durante o carnaval aos foliões, afinal o que interessa é abrilhantar cada vez mais a festa", ressalta.


A operação conjunta, conforme o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, iniciará já na próxima quinta-feira (12), durante a Lavagem do Bonfim e será realizada em todos os festejos que antecedem o carnaval, como a Festa de Iemanjá e Lavagem de Itapuã. Ainda no encontro, o superintendente da Transalvador, Alberto Gordilho, também falou sobre o esquema especial que está sendo montado para melhorar a trafegabilidade dos veículos na região dos circuitos e na melhoria da logística do transporte coletivo para atender os foliões.


Claudio Tinoco também solicitou apoio da SSP e da PM ao ordenamento e fiscalização dos desfiles das entidades carnavalescas, como o Grupo Águia que ajuda na operação de armação, mas também reforço de segurança na programação oficial montada pela Saltur para o carnaval nos bairros Pau da Lima, Plataforma, Periperi, Liberdade, Itapuã, Cajazeiras e o palco do rock em Piatã.  O próximo encontro será nesta segunda-feira, às 10 horas, no Quartel dos Aflitos.