Os blocos afros da cidade também estão entre os convidados do Ilê Aiyê, entre eles Os Negões, Cortejo Afro, Muzenza, Malê Debalê e Okambi. Criado pela Organização das Nações Unidas, o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes foi marcado por uma série de manifestações culturais e eventos que exaltaram a influência da cultura negra no Brasil.
Adão Negro - Criada em 1996, a Adão Negro gravou em 1998 o seu primeiro disco, que seria oficialmente lançado somente em 2000. Impulsionado pela força da pirataria, o grupo começou a tornar-se conhecido nas grandes capitais do país, devido ao registro do show que reuniu 25 mil pessoas no Costa Verde, resultando no disco pirata da banda mais divulgado no país, chamado "Adão Negro no Costa Verde.
Magary Lord - Misturando ritmos como rock, reggae, funk, soul, samba do recôncavo baiano e o semba de Angola, Magary Lord produz um trabalho original que vem sendo apontado como a grande novidade da música popular baiana, com grande chance de explodir no próximo verão. Além da originalidade do som, Magary é dono de uma contagiante performance em cena, fazendo um show totalmente dançante.