Centenas de pessoas lotaram ruas e sacadas para curtir o pagode e o samba das bandas, na noite de abertura da 27ª Lavagem do Caranguejo, na sexta (25) em Itinga. Este ano, o momento mais esperado da festa acontece no domingo pela manhã, quando após a passagem do cortejo, a prefeita Moema Gramacho inaugura a reforma do Largo do Caranguejo.
Depois do pagode da banda Somline balançar a praça, o samba tomou conta do espaço com as bandas Q Tal e Fuscão e Samba. Hoje (sábado) tem Diamba, às 20h. Antes toca a banda Bandaró e depois O Prumo. Amanhã (domingo), depois do cortejo cultural que deu origem à festa há 27 anos, começa o desfile de dez blocos. À noite a festa é de Jáu, que sobe no trio por volta das 20 horas.
"Este ano inovamos no estilo brindando a população com grandes atrações e um cortejo que contará com mais de 120 baianas. Cultura é como feijão para alimentar a alma. A revitalização da praça e a festa em si representam um troféu cultural para a história do município e, sobretudo, para esta comunidade", definiu o secretário de Cultura e Turismo Antônio Lírio.
A festa é esperada com muito anseio pela população; gente de todas as idades participa. Mas este ano, o novo Largo do Caranguejo ‘roubou a atenção' do evento. A trabalhadora doméstica Jussara Nascimento da Silva não parava de tirar fotos da nova fonte. "O largo ficou lindo! Agora dá gosto trazer as crianças para brincar aqui. Espero que a comunidade ajude a cuidar dos equipamentos pra que a praça se conserve assim por muito tempo", lembrou.
Um monumento coberto despertou a curiosidade das pessoas que passeavam no local enquanto ouviam o som do trio elétrico. "Estou muito ansioso para ver como ficou a estátua de Antônio do Caranguejo - um dos idealizadores da festa. Não tive oportunidade de conhecê-lo, por isso acho que é importante poder lembrar de pessoas que contribuíram para a história da cidade", comentou o dançarino José Edilson Soares.