O Carnaval de Salvador termina sem registro de homicídio nos seis dias de festa nos três circuitos da folia em Salvador. Com 23 mil policiais, entre militares, civis, do Departamento de Polícia Técnica, além do Corpo de Bombeiros, trabalhando nos circuitos, os foliões brincaram bastante.
O resultado da festa foi divulgado durante coletiva à imprensa realizada nesta Quarta-feira de Cinzas (9), na Fundação João Fernandes da Cunha (Campo Grande), com a presença dos secretários da Comunicação, Robinson Almeida; da Segurança Pública, Maurício Barbosa; Turismo, Domingos Leonelli; Saúde, Jorge Solla e Cultura, Albino Rubim, entre outras autoridades.
Números estáveis na área de segurança
O número total de ocorrências evidenciou a estabilização dos índices de violência. Foram 1.226 registros neste ano contra 1.193 em 2010.
O índice de furtos, na maioria dos casos cometidos contra turistas, teve a redução de 3,7% (860 registros em 2011 contra 893 do ano anterior). No circuito Osmar foram 122 ocorrências este ano contra 158 em 2010, enquanto que no Dodô foram 731 em 2011 contra 709 no ano passado. No Batatinha, apenas sete registros contra 26 ocorrências em 2010. Já o índice de roubos teve um pequeno aumento (8%,), sendo contabilizados 108 casos neste ano.
O item lesões corporais teve um aumento de 22%, reflexo de brigas, relacionadas principalmente ao alto consumo de bebidas alcoólicas no Carnaval. Foram 222 casos este ano contra 182 em 2010.
NÚMEROS DA SETUR
Mais de 100 mil atendimentos. Entre a quinta-feira (03/3) e a terça-feira (08/3) foram processadas 60.064 fichas de atendimentos dos guias e monitores do Carnaval. Restam ainda a tabular cerca de 40 mil fichas de atendimento, o que deverá significar um aumento de 25% dos atendimentos registrados no ano passado.
Ocupação hoteleira chega a 100% nos circuitos da folia
A taxa de ocupação dos hotéis situados nos circuitos do Carnaval de Salvador foi de 100%, segundo informações do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Salvador e Litoral Norte (SHRBS). Ainda de acordo com a entidade, a procura pelos pacotes de carnaval ocorreu desde dezembro e este é o melhor ano para o setor desde 2006.
Segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado, Salvador recebeu milhares de turistas nos seis dias de folia. A maioria dos visitantes veio de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Os estrangeiros representaram 5% do total de turistas.
Sites de Carnaval produzidos pelo Turismo tiveram mais de 210 mil acessos
Os produtos de internet desenvolvidos pela Secretaria de Turismo do Estado já registraram 210 mil acessos durante a folia, com cliques feitos de praticamente todos os estados do Brasil e também de dez países, incluindo Espanha, Estados Unidos, Argentina e Itália.
No total, foram postados 241 textos e 905 fotos dos três circuitos da festa (Pelourinho, Campo Grande e Barra/Ondina). São registros das passagens dos blocos, afoxés e foliões que animam o Carnaval de Salvador.
No Flickr, ferramenta que disponibiliza fotos gratuitamente para internautas e veículos de comunicação, foram contabilizados 45 mil downloads. Para ver e baixar as fotos basta apenas acessar o endereço www.flickr.com/turismobahia.
Bahiatursa apoiou trios independentes e folia no interior
A Bahiatursa apoiou o carnaval pipoca e também os festejos em 18 municípios do interior do Estado. Foram contratados13 trios independentes e três minitrios para a capital e interior.
As cidades apoiadas pelo órgão foram:
Abaíra, Barreiras, Caravelas, Correntina, Ilhéus, Itacaré, Jiquiriçá, Lauro de Freitas, Maragogipe, Mucugê, Palmeiras, Porto Seguro, Prado, Rio de Contas, Santa Cruz Cabrália e Santa Maria da Vitória, Vera Cruz e Lapão.
SÃO JOÃO
Neste sentido, a Secretaria de Turismo do Estado, por meio da Bahiatursa, realiza ação promocional do São João nesta quarta-feira de cinzas, às 12h, no aeroporto, com a distribuição de brindes e folhetos alusivos às festas juninas que ocorrem em todo o Estado.