Neste sábado, 5 de março, é dia de festa para a nação do Curuzu: com seu habitual colorido, riqueza musical e força étnica, o Ilê Aiyê inicia pelas ruas do bairro a sua participação no Carnaval baiano de 2011. A tradicional saída do primeiro bloco afro da Bahia, que comemora 37 anos de vida, está prevista para as 20h, após grande concentração por toda a Ladeira do Curuzu, no coração da Liberdade. Reconhecido como um dos principais agentes no resgate da auto-estima e elevação da consciência da população negra da Bahia, o "pérola negra" desfila este ano com o tema "Minas Gerais, símbolo de resistência Negra", resgatando a origem afro de algumas das principais manifestações culturais mineiras.
Pela primeira vez, a cerimônia de saída do Ilê Aiyê será comandada por Hildelice Benta dos Santos, em substituição a Mãe Hilda dos Santos, falecida em 2009. Filha biológica de Mãe Hilda, ela manterá todos os tradicionais ritos da saída fundamentados no Candomblé, baseados em cânticos, oferendas e soltura de pombas brancas.
Inicialmente, o Ilê desfilará pelas ruas do Curuzu/ Liberdade, bairro onde vive a maior população negra do país, com cerca de 600 mil habitantes. Depois, vai para o centro da cidade, saindo do Campo Grande até a Praça da Piedade. Um dos destaques do bloco é a sua Deusa do Ébano, cargo ocupado este ano pela estudante e dançarina Lucimar Cerqueira Souza, 24 anos, eleita durante a 32ª edição da Noite da Beleza Negra. Para vencer, Lucimar derrotou mais de 50 candidatas e, na segunda etapa do concurso, um total de 13 finalistas.