A Prefeitura vai aplicar um reajuste de 30% no valor da hora de trabalho dos servidores no período de Carnaval, conforme acordo fechado pelo vice-prefeito e coordenador do Carnaval, Edvaldo Brito, com entidades representantes dos servidores, mas promoverá uma redução de 30% no total investido em comparação com o ano passado.
Para fechar as contas, cada secretaria ou órgão está reduzindo o total de horas trabalhadas e/ou o número de pessoas escaladas, inclusive com a diminuição em até 50% na contratação de terceirizados e o corte de gastos com estruturas de apoio e camarotes.
A decisão foi tomada durante reunião entre todos os secretários e gestores de órgãos que desenvolvem atividades no Carnaval. "Não podemos esquecer que, assim como o estado e o governo federal, a Pref eitura enfrenta um momento de contingenciamento nas despesas. Temos que manter o controle das contas. Mas, dentro do possível, buscamos remunerar melhor o trabalho do servidor durante o Carnaval", destaca o prefeito João Henrique.
Alinhado com o prefeito João Henrique, o vice-prefeito Edvaldo Brito considera essencial ajustar as contas da administração municipal nesse momento e destaca que o índice de reajuste definido representa um esforço da Prefeitura em melhorar a remuneração do trabalho no Carnaval sem deixar de levar em consideração a capacidade financeira apontada em estudos da Secretaria da Fazenda.
Entre as reduções nas despesas, a Prefeitura este ano também diminuiu o número de estruturas oficiais, unindo no mesmo espaço no Campo Grande, por exemplo, o camarote do prefeito e o receptivo da Saltur - Empresa de Turismo de Salvador. No caso da Sala de Imprensa, a opção do ano passado, com a construção de uma estrutura no Campo Grande junto com a Central de Gestão, foi alterada por uma parceria com o Instituto Cultural Brasil Alemanha (Icba) no Corredor da Vitória. Desta forma, além de conforto para jornalistas brasileiros e estrangeiros credenciados, a Sala de Imprensa Jânio Lopo, que será inaugurada hoje às 19h, também permitirá melhor mobilidade tanto para quem vai cobrir o circuito no Campo Grande quanto para quem se deslocará para a Barra.