A Missão África é uma atividade prática e de extensão universitária destinada a alunos que estão cursando os dois últimos anos da graduação
Comunicativa , Salvador |
10/02/2025 às 12:14
A Missão África é uma atividade prática e de extensão universitária
Foto: UNIFACS
Oferecer uma experiência que possibilita atendimento médico a pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, aprendizados na prática, além de desenvolvimento profissional e humanitário. Esses são os principais propósitos da 2ª edição da Missão África, que acontece entre os dias 13 e 28 de fevereiro – período em que estudantes de Medicina e docentes da Universidade Salvador (UNIFACS) vão atuar em cinco diferentes vilarejos de Benin.
Idealizado pela Inspirali, principal ecossistema de educação médica do país, a iniciativa visa disponibilizar serviços diários de saúde e pequenas cirurgias a cerca de 500 moradores das cidades de Adjarra e Ganvie, com o hospital Centre de Santé de Adjarra servindo como base. Fora os procedimentos cirúrgicos e visitas domiciliares, os missionários vão prestar atendimento em um centro de tratamento para pacientes com problemas de saúde mental.
Durante a expedição, consultórios serão organizados em galpões ou debaixo de árvores sombreiras próximas ou dentro de paróquias. Cada local contará com um tradutor do dialeto Fonue para o francês, colaborador da própria comunidade. Os alunos se comunicarão por meio do francês básico.
“Costumo dizer que todo estudante deveria participar de alguma missão ou projeto semelhante. O aprendizado é enorme, não só no aspecto técnico, mas principalmente no lado humano. O contato com uma realidade bem peculiar ainda permite entender o verdadeiro sentido da Medicina”, pontua Luiz Vianna, cirurgião geral e professor da UNIFACS.
Reforço baiano
De acordo com a Inspirali, mais de 26 estudantes brasileiros partirão para a jornada. Entre eles está a baiana Manuella Almeida, estudante do 10º semestre do curso de Medicina da UNIFACS. “Tenho grandes expectativas para a missão. Será um desafio transformador. Apesar das dificuldades, estarei ao lado de médicos e colegas qualificados. Minhas expectativas estão alinhadas com meu compromisso na Medicina de servir com excelência, compaixão e humanidade, levando cuidado a quem mais precisa e transformando vidas através da saúde”, afirma.
Para Natália Lessa, egressa da Universidade Salvador e uma das selecionadas, a expedição representa uma oportunidade de inspirar e contribuir para a formação de profissionais capazes de promover mudanças sociais. “Desde os primeiros passos como médica, aprendi que tocar a vida de alguém é tão valioso quanto curar uma doença. Carrego o desejo de levar alívio, acolhimento e dignidade especialmente para lugares onde a esperança, muitas vezes, é o único remédio disponível. Sou movida pela certeza de que a Medicina é e deve ser universal, mas cada cuidado precisa ser único”, ressalta.
A Missão África é uma atividade prática e de extensão universitária destinada a alunos que estão cursando os dois últimos anos da graduação, já fizeram parte de ações voluntárias e se destacaram em alguma das edições anteriores da Missão Amazônia. Ao longo da imersão, cada missionário terá acesso a um sistema com prontuário eletrônico, cujas informações colhidas irão compor um banco de dados dos pacientes. O objetivo é apresentá-lo ao governo beninense para a implementação de um programa de Medicina de Família e Comunidade.
Sobre a Inspirali
Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 15 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal – e importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG), Irecê̂ (BA), Jacobina (BA), Guanambi (BA), Brumado (BA) e Tucuruí (PA).
As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.