Saúde

OBSTRUÇÃO INTESTINAL: CONHEÇA AS POSSÍVEIS CAUSAS E TRATAMENTOS

Problema vivido pelo presidente da República ocorre quando há bloqueio parcial ou completo da passagem das fezes e gases pelo intestino
Comunicando Ideias , Salvador | 09/01/2022 às 10:50
Obstrução Intestinal: conheça as possíveis causas e tratamentos
Foto: Divulgação

O correto trânsito intestinal faz parte do bom funcionamento do sistema digestivo, garantindo que nutrientes sejam devidamente absorvidos e que partes não digeríveis sejam eliminadas junto com demais excrementos biológicos. Entretanto, muito tem se comentado acerca da obstrução intestinal em decorrência dos recorrentes episódios envolvendo o presidente Jair Bolsonaro.


“A obstrução intestinal é uma síndrome caracterizada pela dificuldade ou impedimento total da passagem do conteúdo intestinal, como a massa alimentar, ar deglutido e secreções produzidas na digestão. Esse conteúdo se acumula total ou parcialmente no trato intestinal e provoca dores, inflamações e, em alguns casos, complicações graves, como necrose das paredes do intestino”, explica o gastroenterologista e coordenador científico do Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia, Dr. Rodrigo Felipe.


Ainda de acordo com o Dr. Rodrigo Felipe, as causas mais comuns da obstrução são aderências de cirurgias anteriores; hérnias; tumores intestinais, principalmente no intestino grosso; diverticulite complicada; doença inflamatória, principalmente doença de Crohn; torção do intestino; paralisia dos movimentos intestinais, chamada de íleo paralítico, devido a alterações metabólicas, como falta de potássio no sangue; isquemia do intestino; endometriose intestinal; acúmulo de vermes e enterite pós-radiação no tratamento de câncer.


Os principais sintomas de obstrução intestinal envolvem dor e inchaço abdominal; falta ou diminuição do apetite; náuseas e vômitos; intestino preso.


Para a coloproctologista do Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia, Dra. Lina Codes, inicialmente condutas clínicas devem ser instituídas. “Se os sintomas persistiram a despeito das medidas clínicas, a intervenção cirúrgica é necessária para o restabelecimento do trânsito intestinal”, acrescenta.


Centro de excelência na realização de exames e procedimentos de baixa e média complexidade em Gastroenterologia, o Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia é uma das maiores referências do país na especialidade e conta com uma ampla e moderna estrutura para oferecer maior conforto a pacientes. Além das consultas eletivas nos modernos e confortáveis consultórios, é possível realizar exames como Endoscopia Colonoscopia e Cápsula Endoscópica, e a realização de cirurgias no Itaigara Memorial Hospital Dia com alta no mesmo dia.