O evento realizado no Museu Carlos Costa Pinto, no início da noite desta quinta-feira (21), também marcou o lançamento da revista FJS em Ação,
Tasso Franco , da redação em Salvador |
22/02/2013 às 10:09
Na solenidade que celebrou os 76 anos da Fundação José Silveira (FJS), representantes do Estado e do Município prestaram homenagens à instituição e ressaltaram a importância do setor filantrópico para a eficiência do SUS em toda a Bahia. O evento realizado no Museu Carlos Costa Pinto, no início da noite desta quinta-feira (21), também marcou o lançamento da revista FJS em Ação, que conta a história da entidade. Representando a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o superintendente de Regulação da pasta, Andrés Alonso, fez um discurso em defesa da parceria entre Estado e filantrópicas.
“Não é só uma parceria estratégica, mas, sim, fundamental. O Governo Wagner valorizou as entidades”, destacou. O secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues, congratulou a fundação e também enalteceu a importância do diálogo com o setor para regularizar a situação da saúde em Salvador.
Ao falar sobre a fundação, ele lembrou do trabalho de revitalização do Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), realizado na gestão do deputado federal Antonio Brito (PTB-BA), quando superintendente da fundação, entre 1997 e 2008. “[Brito] mostrou a importância da fundação ao assumir o IBR, que estava praticamente fechando as portas. Foi na gestão de Brito que ele foi recuperado”, lembrou. O deputado ainda recebeu uma homenagem dos colaboradores da instituição. "Quando eu vi a homenagem me emocionei muito. Devo tudo que tenho à fundação. A minha esposa, por exemplo, foi minha colega de trabalho. Eu a conheci aqui, em 1993. Eu que tenho que agradecer a esta fundação. Ela é maior do que todos nós.”