Salvador

SEDUR AUTUOU PRODUTORA DE TRIO ELÉTRICO POR SUPERLOTAÇÃO E FALHA

Se Sedur tivesse atuado preventivamente não deixaria trio desfilar e o acidente aconteceu no trajeto do Furdunço
Tasso Franco , da redação em Salvador | 08/02/2026 às 12:58
Trio foi colocado na ladeira do Morro do Gato e só saiu de lá hoje
Foto: BJÁ

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) autuou, neste sábado (7), a produtora e o proprietário do trio elétrico da banda Pagodart por incidente que impossibilitou o grupo de desfilar no Furdunço. Durante vistoria conjunta da Sedur, Defesa Civil de Salvador (Codesal), Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, foi constatado que o excesso de peso no trio fez a carroceria frontal tombar.

De acordo com o relatório técnico, a superlotação comprometeu a estabilidade estrutural do trio elétrico e representou risco iminente à integridade física dos artistas, trabalhadores, usuários do equipamento e do público em geral. 

Segundo o titular da Sedur, Sosthenes Macêdo, a medida teve como objetivo principal garantir a segurança da festa. “A atuação da Prefeitura é sempre preventiva. Nossa ação foi necessária para proteger os foliões, artistas e todos os trabalhadores envolvidos. Nosso compromisso é assegurar que os eventos aconteçam com alegria, mas, acima de tudo, com segurança”, destacou o secretário.

A ação foi realizada com base no Artigo 132, Inciso II, do Código de Polícia Administrativa Municipal (Lei nº 5.503/1999), que trata da colocação em risco da segurança da população.

COMENTÁRIO DO BJÁ

A Sedur também falhou porque se tivesse atuado preventivamente não teria deixado o trio desfilar com superlotação. Essa situação tem que se observada no Carnaval.