Salvador

BRUNO REIS DESTACA APOIO AOS AMBULANTES; NÓS, CITAMOS O CADEIRANTE IS

Bruno Reis destaca apoio aos ambulantes no Carnaval de Salvador com 7 mil refeições diárias e transporte gratuitos

Tasso Franco , Salvador | 08/02/2026 às 10:57
Cadeirante ambulante dentro do circuito
Foto: BJÁ

O prefeito Bruno Reis destacou neste sábado (7), ao acompanhar as atrações do Furdunço no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), o conjunto de ações adotadas pela Prefeitura de Salvador para ampliar o apoio e garantir melhores condições de trabalho aos ambulantes durante o Carnaval de 2026.

Entre as novidades deste ano, Bruno Reis destacou a criação, pela primeira vez na história do Carnaval de Salvador, de restaurantes populares exclusivos para ambulantes, garantindo alimentação gratuita durante os dias de festa. De acordo com ele, serão distribuídas mais de 7 mil refeições por dia.

“O ambulante terá a refeição gratuita. Nós vamos distribuir, por dia, mais de 7 mil refeições, porque é uma para o ambulante e outra para um acompanhante”, detalhou o prefeito. Esta medida foi realizada também no Festival Virada Salvador.

O prefeito também ressaltou a ampliação da logística de apoio, com transporte gratuito para que os trabalhadores possam retornar para casa e descansar, além da instalação de cadeados nos isopores, permitindo que as mercadorias sejam armazenadas com segurança nos circuitos.

“Agora, a gente já tem alguns com cadeado no isopor. Isso permite que ele guarde as mercadorias quando encerra o trabalho, possa ir para casa descansar, porque as equipes da Prefeitura estarão garantindo a segurança. A certeza é que suas mercadorias não serão furtadas”, disse.

Outra inovação citada por ele foi o espaço Bora Ambulante, onde os trabalhadores podem tomar banho, descansar, fazer recarga de celular e recuperar as energias ao longo da jornada. “Veja o quanto nós avançamos em políticas públicas para dar melhores condições”, completou.

Bruno Reis destacou ainda que, pela primeira vez, a organização dos ambulantes começou já no pré-Carnaval, e não apenas na quinta-feira oficial da folia, o que deve garantir uma operação mais eficiente nos dias de maior público. 

COMENTÁRIO DO BJÁ

   De fato, muita coisa melhorou do ano passado para 2026. Claro que precisa melhorar ainda mais. O jovem da fotro I.S, maior de idade, cadeirante, morador no Retiro, encontro-o pelo segundo ano consecutivo vendendo carveja, vodka e água no larguinho em frente ao Centro Espanhol e ele não se queixa de nada.

   Pelo contrário diz que ficou mais forte do ano passado para este, "estrou comando mais e malhando o peitoral e braços", não se credenciou porque é dificil e atua como uma espécie de sub locator de outro ambulante, este credenciado, com isopor maior no larguinho. 

   O isopor do cadeirante é menor e até comprei uma spaten na mão dele por R$8,00 - o preço é tabelado - e ele usa as novas tech para cartão de crédito débito.