Veja video no canal YouTube de Sêo Franco, o andarilho da cidade da Bahia
Tasso Franco , Salvador |
23/12/2025 às 19:18
Abandono geral na praça da Piedade
Foto: BJÁ
Neste Natal um apelo ao prefeito Bruno Res: tende piedade da Praça Nossa Senhora da Piedade no centro histórico de Salvador. O abandono por que passa o local não condiz com sua administração. Dá uma tristeza muito grande vê um local tão importante na cidade entregue as traças, aos moraodres em situação de rua, aos sacizeiros, aos batedores de carteiras e de celulares e outros. Menos para os cidadãos.
Tende piedade, pois, Se a memória dos martires da Conjuração Baahiana nada valem, ao menos limpe a praça, ligue a fonte, grame o interior, retorne os camaleões que os poetas haverãoa também de voltar. A praça é do povo como o céu é do avião dizia Moraes, o poeta, sobre a praça Castro Alves, e os aviões e o zepelim que por lá passaram também sobrevoaram a Piedade.
A Piedade já foi praça 13 de maio em homenagem a abolição da escravatura, mas, o politicamente correto derrubou esse nome que era uma homenagem a princesa Isabel, imperatriz em exercício que assinou o termo da abolição. Piedade vem de Nossa Senhora da Piedade dos capuchos menores que estão nesta praça desde o século XVII.
Então, como permitir tal abandono. A praça está cercada por uma valiosa obra de arte do artista Catybé, posta no governo Antonio Imbassahy, que também gradeou o Campo Grande. A praça era bela e deve ser sempre bela. Depende só da vontade politica do prefeito Bruno Res, eis a questão. Acorda Bruno, quem dorme no berço esplêndido se ferra. (TF)
*** Veja video no canal YouTube de Sêo Franco