Salvador

SALVADOR RECEBE 19 ÔNIBUS ELETRICOS ARTICULADOS PARA REFORÇAR O BRT

BRT Salvador celebra quatro anos com 95 mil passageiros por dia e 82% de aprovação dos usuários
Tasso Franco , da redação em Salvador | 30/09/2026 às 18:24
Articulados elétricos
Foto: DIV
  A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), ampliou o planejamento para a expansão do BRT Salvador com a aquisição de 10 novos ônibus elétricos articulados. O anúncio ocorre nesta quarta-feira (30), quando o sistema completa quatro anos de operação na capital baiana.

Ao longo destes quatro anos, o modal já transportou mais de 65 milhões de passageiros. Atualmente, o BRT Salvador registra uma média de 2 milhões de passageiros transportados por mês.

Os veículos fazem parte do escopo do financiamento com o Banco Mundial para a aquisição de 100 novos ônibus elétricos para o BRT Salvador e serão destinados às futuras linhas que vão ampliar a cobertura do sistema na cidade.

A expansão prevê, por exemplo, uma ligação entre a Lapa e o Aeroporto Internacional de Salvador via Orla e Itapuã. Parte dela já entrou em operação através da linha B6, que sai do da estação no Centro da cidade e vai até a região de Patamares.

Outra linha proposta vai conectar a Orla, região de Patamares, à Estação Pirajá, passando pelas avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa. Além disso, outro roteiro proposto no plano de expansão vai conectar a Lapa à Barra, passando pelas avenidas Garibaldi, Milton Santos (Ufba) e pela Orla.

Os ônibus articulados terão maior capacidade de transportar passageiros, e vão integrar a frota planejada para as novas etapas de expansão do BRT e do BRS. A ampliação permitirá conectar novos eixos de deslocamento à rede já existente, aumentando as possibilidades de integração para os usuários.

Para o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, a aquisição dos veículos representa mais uma etapa do planejamento para o crescimento do sistema: “Chegar aos quatro anos de operação significa também preparar o BRT para os próximos anos. Esses ônibus fazem parte de um planejamento maior, pensado para ampliar a rede, conectar regiões importantes de Salvador e melhorar a experiência de quem utiliza o transporte público todos os dias. A expansão precisa acontecer de forma planejada, acompanhando as necessidades da cidade”, disse.

O sistema de alta capacidade de passageiros de Salvador combina serviços de BRT e BRS, o que permite ampliar o alcance do transporte público de qualidade e estendê-lo para novas áreas da cidade. Uma das vantagens desse modelo é alcançar mais passageiros com menor necessidade de investimento em infraestrutura.
4 ANOS DO BRT

BRT Salvador celebra quatro anos com 95 mil passageiros 
por dia e 82% de aprovação dos usuários

Presente diariamente na rotina dos soteropolitanos, o BRT Salvador completa quatro anos de operação nesta quarta-feira (30), transportando uma média de 95 mil passageiros por dia e com 82% de aprovação entre os usuários, conforme a Pesquisa QualiÔnibus, elaborada pelo World Resources Institute (WRI). Com 92 ônibus (dos quais oito elétricos), seis linhas e 14 estações, o modal encurta distâncias e facilita o acesso da população a diferentes regiões da cidade.

Desde que entrou em funcionamento, o BRT ampliou o número de linhas e a área atendida, consolidando-se como uma importante alternativa de transporte. O serviço promove a integração com outros modais e beneficia moradores de bairros e regiões como Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Engenho Velho da Federação e Vasco da Gama, além da Pituba, Itaigara, Lapa e Patamares.

A manicure Nalva Bonfim, de 59 anos, moradora de Águas Claras, utiliza frequentemente o BRT e a integração com outras linhas. Nesta quarta, ela embarcou na linha B5 com destino ao Vale das Pedrinhas. Para a passageira, o serviço tornou as viagens mais rápidas e trouxe melhorias para sua rotina.

“Antes do BRT era mais difícil. Agora melhorou muito, porque tem uma faixa exclusiva, não enfrenta o engarrafamento e chega rapidinho. Dou nota dez. Se tivesse que resumir em uma palavra, diria que é maravilhoso”, conta Nalva, que também utiliza o modal para ir ao Rio Vermelho.

Os dados demonstram o crescimento da utilização do BRT. Em novembro e dezembro de 2022, foram contabilizados 162 mil passageiros. Em 2023, o volume registrado chegou a 648 mil e, em 2024, alcançou 1,3 milhão. Em agosto deste ano, o serviço transportou 1,9 milhão de usuários.

O aposentado Lidelmiro Santana, de 74 anos, também percebe os impactos positivos do BRT na mobilidade da capital baiana. Morador de Brotas e ex-projetista mecânico, ele utiliza o serviço para chegar à região central e seguir para outros pontos da cidade. “Para mim, melhorou bastante e facilitou muito a minha vida. Tem menos trânsito e a viagem ficou mais rápida. É excelente”, afirma Lidelmiro.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza, o BRT passou a desempenhar um papel fundamental nos trajetos realizados diariamente por uma parcela significativa da população.

“O BRT conecta os bairros atendidos pelo metrô à Estação da Lapa e também facilita o acesso a regiões como Itaigara e Orla. Muitas pessoas que saíam da Vasco da Gama, por exemplo, enfrentavam dificuldades para chegar a uma consulta médica no Itaigara. Hoje, elas contam com a facilidade proporcionada por esse modal”, afirma Pablo.

Expansão - Uma das ampliações mais recentes é a linha B6, que liga a Lapa a Patamares e, segundo o secretário, tem sido elogiada entre os passageiros. 

A B6 já faz parte da rotina de Tatiana Guerra, de 35 anos, moradora de Tancredo Neves. A dona de casa utiliza o BRT acompanhada do filho Samuel, de 6 anos, principalmente nos dias em que precisa levá-lo à terapia. Para ela, o serviço facilita o acesso ao tratamento e reduz o tempo gasto no trajeto.

“O BRT agiliza bastante o nosso tempo. Quando Samuel vai para a terapia, usamos o serviço para diminuir o percurso até nossa casa e fazer a integração com outro transporte. Também é mais silencioso para ele. Para mim, significa acessibilidade”, afirma Tatiana.

O planejamento de expansão do transporte público prevê novas conexões entre Pirajá, a orla e o Aeroporto de Salvador. “O planejamento contempla um BRT saindo de Pirajá, com 12 estações, ligando a região à orla e à rede existente. A proposta é conectar Pirajá à Pituba, ao Itaigara e à Lapa, além de avançar por Patamares até o aeroporto por meio do sistema BRS, que permite alcançar diversas áreas da cidade com investimentos menores”, explica o secretário de Mobilidade.

Sistema misto - Salvador conta com um sistema que integra o BRT e o BRS. Uma das principais vantagens desse modelo é a possibilidade de criar linhas estendidas e alcançar novas demandas sem a necessidade de grandes investimentos na construção de estações. A solução também é utilizada em cidades como Belo Horizonte e Rio de Janeiro, onde os sistemas de BRT já estão consolidados.

Enquanto o BRT opera com corredores exclusivos, estações estruturadas e embarque antecipado, o BRS permite ampliar o atendimento a outras regiões da cidade por meio de vias compartilhadas e, quando necessário, estações simplificadas de pré-embarque. “Costumo dizer que Salvador tem um sistema misto, formado pelo BRT e pelo BRS, que se complementam para ampliar o alcance do transporte público”, acrescenta Pablo.

 

Sustentabilidade e reconhecimento - O BRT Salvador recebeu dois prêmios em 2026. Em agosto, conquistou o Prêmio Plínio Assmann, concedido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), durante a Lat.Bus, em São Paulo. O projeto concorreu com outras 108 iniciativas desenvolvidas em cidades de todo o país.

 

Em janeiro, o modal recebeu o Prêmio Transporte Sustentável 2026, o Sustainable Transport Award (STA), entregue pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil). A premiação reconheceu os investimentos realizados pela capital baiana na eletrificação do transporte público.

 

Entre as iniciativas ambientais, estão a implantação de painéis fotovoltaicos em seis estações e a circulação de ônibus elétricos. A energia excedente produzida ajuda a compensar o consumo de equipamentos públicos, como os elevadores Lacerda e do Taboão e o Plano Inclinado Liberdade-Calçada.

 

O BRT também possui um eletroterminal próximo ao Shopping da Bahia, com capacidade para recarregar até 28 ônibus simultaneamente. A localização reduz a chamada quilometragem ociosa, correspondente ao percurso realizado pelos veículos entre o ponto de recarga e o começo das viagens.

 

“A Prefeitura está em processo de obtenção de crédito com o Banco Mundial para adquirir mais 100 ônibus elétricos. Esses veículos poderão reforçar novas linhas do BRT e levar o mesmo padrão de conforto a localidades ainda não alcançadas por outros modais”, enfatiza o secretário.

 

Desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o programa Mulheres no Volante também integra as iniciativas de destaque. A ação incentiva a formação e a contratação de mulheres para diferentes funções no transporte público.

 

Contratada para atuar no BRT Salvador, a motorista Andréia Peneluc ressalta o orgulho de ocupar esse espaço: “Eu amo dirigir, estou fazendo o que gosto. Que mais mulheres venham, se firmem e ocupem seus espaços”.