Salvador

CRIANÇAS VIVEM NOITE INESQUECÍVEL NO BARRADÃO EM AÇÃO DA PMS E VITÓRIA

A coordenadora de esportes olímpicos e projetos sociais do Vitória, Maniele Araújo, explicou que, atualmente, 70 crianças, entre elas do Salvador Social Clube e o Vitória Cidadania, projeto social do próprio rubro-negro baiano
Da Redação ,  Salvador | 03/10/2025 às 11:04
Acompanharam de perto o aquecimento dos jogadores
Foto: Bruno Concha


Cerca de 40 crianças tiveram uma noite inesquecível nesta quinta-feira (2) ao acompanhar de perto o aquecimento dos atletas dos times do Vitória e do Ceará, que se enfrentaram no Estádio Manoel Barradas, o Barradão, pelo Campeonato Brasileiro. Na lateral do campo, bem próximos ao gramado, eles interagiram com os jogadores e puderam sentir de perto a atmosfera local horas antes da partida, que terminou com triunfo dos anfitriões por 1 a 0.

A coordenadora de esportes olímpicos e projetos sociais do Vitória, Maniele Araújo, explicou que, atualmente, 70 crianças, entre elas do Salvador Social Clube e o Vitória Cidadania, projeto social do próprio rubro-negro baiano, participam diariamente de aulas esportivas, como futsal, basquete e futebol.

“E, como estamos dentro do clube, que é uma paixão, principalmente o futebol, e temos muitos torcedores do Vitória entre essas crianças, decidimos proporcionar a elas um momento mágico: estar com os jogadores, acompanhar o aquecimento, ter esse contato direto dentro de campo, antes da partida entre Vitória e Ceará. A gente sempre realiza ações que vão além das aulas, porque é importante que elas conheçam outras áreas do clube”, comentou.

Uma das crianças que pôde viver essa experiência foi Maria Elisa, de 12 anos, moradora do bairro de Canabrava, portanto, vizinha ao Barradão. “Poder participar dessa ação é uma grande oportunidade. Eu agradeço a todos envolvidos por isso. Penso em seguir a carreira de jogadora e, sem dúvidas, essa ação vai ser um empurrãozinho”, comentou.

“É muito importante para nós, principalmente para mim, que quero realizar esse sonho. Está sendo uma experiência maravilhosa”, completou Lara Paixão Mota, de 10 anos, moradora de Jardim da Esperança.

Os pais de alguns deles também puderam acompanhar seus filhos, como foi o caso de Adriano Dantas Barros, motorista e pai do pequeno Arthur. Ele ressaltou a importância do projeto, sobretudo porque o garoto sonha em ser um atleta. “É interessante não só para o meu filho, mas para todas as crianças. É um passo importante para desenvolver a mente e dar conhecimento no mundo esportivo. Meu filho sonha em ser jogador e essa oportunidade dá ainda mais motivação”, disse.

Jonathan Santos Pimentel, padeiro e pai de Guilherme, também aprovou a ação. Assim como o filho de Adriano, o dele também quer seguir no esporte. “Eu estou muito orgulhoso, porque é um incentivo enorme. É um empurrãozinho para ele seguir na carreira, e eu vou estar sempre ao lado, até onde Deus permitir. Agradeço ao Vitória e à Prefeitura por essa oportunidade que vai ficar marcada.”

Etapas - A ação será realizada em duas etapas: além desta quinta, outra turma de crianças terá a oportunidade de acompanhar o aquecimento dos jogadores no próximo clássico Ba-Vi, pelo Brasileirão, marcado para o dia 16, também no Barradão.

O Salvador Social Clube é desenvolvido em parceria com as secretarias de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Educação (Smed) e Fazenda (Sefaz). A iniciativa garante aos estudantes da rede municipal a chance de praticar esportes, de forma gratuita, em diversos clubes sociais da cidade.

Atualmente, cerca de 700 alunos participam semanalmente das atividades em oito instituições. Além do Esporte Clube Vitória, a iniciativa acontece no Clube Espanhol, Bahiano de Tênis, Associação Atlética, Yatch Clube, Petrobrás, Campomar, Costa Verde Tênis Clube e Paranapanema.

“O Salvador Social Clube mostra como o esporte pode ser um caminho de inspiração, cidadania e convivência. Essa ação do Esporte Clube Vitória proporciona às crianças uma experiência única e reforça o papel do esporte como ferramenta de transformação social”, destacou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.

As aulas acontecem duas vezes por semana e incluem modalidades como canoagem, vela, vôlei de praia, jiu-jitsu, futebol, futevôlei, natação, karatê, tênis, ginástica rítmica e basquete. Além disso, os alunos têm acesso a transporte, uniformes e lanche durante as atividades.