Salvador

GOVERNADOR DECRETA LUTO DE 3 DIAS PELA MORTE DE MÃE CARMEN DO GANTOIS

Prefeito e presidente da CMS lamentam morte da yalorixá
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/12/2025 às 19:00
Mãe Carmen tinha 96 anos de idade
Foto: DIV
  O prefeito de Salvador, Bruno Reis, lamentou nesta sexta-feira (26) o falecimento de Carmen Oliveira da Silva, conhecida como Mãe Carmen do Gantois, aos 98 anos. Filha mais nova de Mãe Menininha, Mãe Carmen era ialorixá do Ilé Ìyá Omi Àṣẹ Ìyámase, conhecido popularmente como Terreiro do Gantois.

“Com profundo pesar, Salvador se despede de Mãe Carmen do Gantois, uma mulher de muita sabedoria e amor ao próximo, cuja trajetória deixa um legado imenso de preservação da ancestralidade e de cuidado com as pessoas. Mãe Carmen seguirá como luz a guiar caminhos e a fortalecer nossa cidade, seguindo os passos de sua Mãe. Meus sentimentos à família, aos filhos e filhas de santo e a toda a comunidade do Gantois”, disse o prefeito.

A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, também lamentou o falecimento de Mãe Carmen. Ela ressaltou que o legado de Mãe Carmen à frente de um dos mais antigos e fundamentais territórios de espiritualidade de matriz africana do Brasil orgulha Salvador e permanece vivo. “Que a espiritualidade abençoe todos amigos e familiares. A cidade de Salvador agradece sua passagem pela terra”, frisou.

“A filha  Mãe Menininha do Gantois foi guardiã de um patrimônio que une fé, cultura, memória e resistência. Sua trajetória fortaleceu o diálogo inter-religioso, a formação cultural, as ações sociais e a preservação dos saberes ancestrais que moldam a identidade de Salvador”, salientou a vice-prefeita.

Presidente da CMS

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), manifesta seu pesar pelo falecimento de Mãe Carmem do Gantois. Ele vai dar entrada numa Moção de Pesar em nome da CMS. Líder do Terreiro do Gantois, a ialorixá Mãe Carmen do Gantois morreu na madrugada desta sexta-feira (26). Ela tinha 98 anos.

"Umas das líderes religiosas mais respeitadas da Bahia e do Brasil. É com tristeza que emitimos essa nota em nome da Câmara Municipal de Salvador e também em meu nome. O Terreiro do Gantois é historicamente uma das maiores referências religiosas da Bahia. E ela foi um dos pilares, após Mãe Menininha, a dar continuidade ao trabalho que consolidou o terreiro como um dos mais conhecidos no Brasil e no mundo", lamenta Muniz.

Ela foi internada há cerca de duas semanas no Hospital Português e estava recebendo tratamento para uma forte gripe. Mãe Carmen era a filha mais nova de Mãe Menininha, uma das mães-de-santo mais famosas do Brasil, e irmã de Mãe Cleusa Millet.


LUTO

Em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), publicada nesta sexta-feira (26), o governador Jerônimo Rodrigues decretou luto oficial de três dias pela morte de Mãe Carmen, Ialorixá do tradicional Terreiro do Gantois, em Salvador. Filha mais nova de Mãe Menininha do Gantois, Carmen Oliveira da Silva tinha 98 anos e morreu nas primeiras horas desta sexta-feira, após um período de internação para tratar uma forte gripe. 

Em suas redes sociais, o governador manifestou pesar e solidariedade aos familiares, amigos, filhas e filhos de santo e toda a comunidade religiosa. “Sua condução do Terreiro do Gantois, um dos mais tradicionais do nosso estado, representa um pilar para o fortalecimento das religiosidades de matriz africana”, destacou Jerônimo.