Salvador

SALVADOR CELEBRA SANTA DULCE DOS POBRES COM MISSAS E AÇÕES SOCIAIS

As homenagens à primeira santa brasileira prometem reunir milhares de fiéis em uma programação diversificada e gratuita, com eventos religiosos, culturais e serviços à população

Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/07/2025 às 16:02
Confira a programação durante mês de agosto
Foto: OSID

A Festa Litúrgica em honra a Santa Dulce dos Pobres reunirá em Salvador, de 1º a 13 de agosto, milhares de fiéis, devotos e admiradores da vida e obra da primeira santa nascida no Brasil. Com o tema “Como Santa Dulce dos Pobres, somos peregrinos de esperança”, a programação deste ano será marcada por celebrações religiosas, apresentações musicais, procissões e iniciativas sociais, todas com acesso gratuito. O evento, promovido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) com o apoio institucional da Prefeitura de Salvador e da emissora católica de televisão Rede Vida, acontecerá na Praça Irmã Dulce e no Santuário Santa Dulce dos Pobres, localizados no Largo de Roma.

A abertura oficial da programação será realizada no dia 1º de agosto, com a Missa Solene, às 8h30, seguida do hasteamento da bandeira da festa, às 10h, no Santuário. A agenda do dia inclui ainda a abertura da quermesse, às 15h, e o início da trezena solene, às 18h. Os trezes dias do evento serão marcados por celebrações e bênçãos diárias, além de atividades culturais, cujos horários estão disponíveis na programação abaixo (ver quadro). Uma das novidades deste ano é a realização da Vigília Virtual, que ocorrerá de 21h do dia 2 de agosto (sábado) às 6h do dia 3 de agosto (domingo), pelo canal do YouTube Santuário Santa Dulce dos Pobres. A iniciativa consiste em uma madrugada inteira dedicada à oração, louvor e devoção a Santa Dulce dos Pobres, permitindo que os fiéis participem de forma especial, mesmo à distância. Destaque ainda para a Ação da Santa Peregrina, que teve início no último dia 14 de julho e segue até 8 de agosto, levando a imagem de Santa Dulce por 20 bairros da capital baiana, promovendo encontros de oração e bênçãos em comunidades e paróquias.

O ponto alto das comemorações será em 13 de agosto, data litúrgica de Santa Dulce. A programação do dia começará com a Alvorada Festiva, às 5h30, e seguirá com missas às 6h, 7h, 8h30, 10h, 12h e 14h; além de quermesse e show com Padre Antônio Maria, às 16h. O dia dedicado ao Anjo Bom será marcado ainda pela Missa Campal, às 17h, na Praça Irmã Dulce, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha. Em seguida, haverá a Procissão Luminosa e o encerramento das comemorações com a bênção do Santíssimo Sacramento.

“Este ano, celebramos a Festa de Santa Dulce dos Pobres em um contexto muito especial: o Jubileu da Esperança. A Igreja, a cada 25 anos, vive esse tempo jubilar, e 2025 será marcado novamente por essa celebração. Para nós, é uma grande alegria festejar Santa Dulce como uma verdadeira peregrina da esperança, alguém que viveu com confiança em Cristo e nos inspira a seguir o seu exemplo. Que essa festa seja um momento de renovação da nossa fé e da nossa esperança em Jesus, e que, do céu, ela interceda por todos nós, especialmente pelos que mais precisam”, destacou Frei Ícaro Rocha, reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres.

Shows e serviços – Entre os destaques culturais da festa estão os shows de artistas e bandas como Anjos de Resgate, Adelmário Coelho, Targino Gondim, Del Feliz, Orquestra ComPassos e Johny Mendes, Banda Dominus e o cantor coreano Junho Chu. As apresentações musicais ocorrerão na Praça Irmã Dulce, de 9 a 13 de agosto. Além das atrações, a agenda festiva contará também com uma série de serviços gratuitos à população, como orientações na área da saúde, exames de raio x, mamografia, tomografia do crânio, densitometria óssea, eletrocardiograma (ECG) e ecocardiograma (ECO) – os horários dos serviços serão divulgados posteriormente. A programação da Festa de Santa Dulce dos Pobres pode ser acompanhada também pelo site www.irmadulce.org.br, e nas redes sociais: Instagram e Facebook (@obrasirmadulce e @santuariosantadulce), e no canal do YouTube (Santuário Santa Dulce dos Pobres). Mais informações sobre a agenda festiva ou agendamento de caravanas podem ser obtidas pelos telefones (71) 3310-1923 e (71) 98123-9704.

Procissões e carreata – A Procissão da Memória, que será realizada no dia 3 de agosto, às 8h, abrirá a agenda religiosa de procissões, com saída do Santuário Santa Dulce dos Pobres em direção à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. A programação segue com a Procissão dos Arcos (8 de agosto, às 17h), com saída da Igreja do Bonfim e chegada no Santuário do Anjo Bom. Outro destaque é a Procissão dos Nós (12 de agosto, às 15h), que estenderá um grande cordão pelo Caminho da Fé, com saída do Santuário Santa Dulce em direção à Igreja do Senhor do Bonfim. No dia seguinte, pelo mesmo percurso, fiéis e devotos seguirão na Procissão Luminosa (13 de agosto, às 19h). Já no dia 10 de agosto, domingo, às 10h, uma carreata levando a imagem peregrina do Anjo Bom do Brasil percorrerá os principais pontos da Cidade Baixa.

Doações ao legado de amor – A Festa Litúrgica em honra ao Anjo Bom do Brasil será marcada também por doações em prol das Obras Sociais Irmã Dulce, instituição fundada por Santa Dulce. A entidade, que tem mais de 65 anos de existência, acolhe mais de 3 milhões de pessoas por ano na Bahia, principalmente em áreas como Saúde e Educação, incluindo pacientes oncológicos, idosos, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, usuários de substâncias psicoativas, crianças e adolescentes em situação de risco social, entre outros públicos. E a população conta com inúmeras formas de ajudar na manutenção das ações sociais da instituição. Por exemplo, qualquer pessoa poderá se cadastrar em campanhas como o Sócio-Protetor e o CPF na Nota, em benefício das Obras Irmã Dulce. O cadastro pode ser feito na Tenda do Sócio-Protetor, que ficará localizada em dois locais: em frente ao Santuário Santa Dulce dos Pobres (de 1º a 8 de agosto) e na Praça Irmã Dulce (de 9 a 13 de agosto) ou através do site doe.irmadulce.org.br. Também é possível realizar a doação de alimentos não-perecíveis, os quais podem ser entregues na entrada da Tenda. Mais informações sobre outras formas de ajudar a entidade podem ser obtidas na Central de Relacionamento com o Doador, através do telefone (71) 3316-8899, de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 17h30.

História do Anjo Bom - Em 26 de maio de 1914 nascia, em Salvador, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. Aos 13 anos, Maria Rita já atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré. Em 1933, a jovem ingressa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em São Cristóvão (Sergipe). No mesmo ano, no dia 13 de agosto, recebe o hábito e adota, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce. Em 1949, já com uma trajetória consolidada pelo amor ao próximo, Irmã Dulce ocupa, após a autorização da sua superiora, um galinheiro localizado ao lado do convento, com os primeiros 70 doentes recolhidos das ruas de Salvador. A iniciativa deu origem à tradição propagada há décadas pelo povo baiano de que a religiosa construiu o maior hospital da Bahia a partir de um simples galinheiro. Já em 1959, é fundada oficialmente pela Mãe dos Pobres a OSID - Obras Sociais Irmã Dulce, instituição que abriga hoje um dos maiores complexos de saúde do Brasil com atendimento 100% gratuito.

Irmã Dulce morreu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, em Salvador. A freira baiana que dedicou sua vida aos mais necessitados foi canonizada pelo Papa Francisco no dia 13 de outubro de 2019, passando a ser chamada Santa Dulce dos Pobres. Irmã Dulce tornou-se então a primeira santa brasileira da nossa época, tendo o dia 13 de agosto como sua Data Litúrgica.
 

Festa de Santa Dulce dos Pobres 2025

Locais: Santuário Santa Dulce dos Pobres e Praça Irmã Dulce

            Dia 1° de agosto (sexta-feira)

Missas: 7h, 12h e 16h
Terço: 8h
Missa Solene: 8h30
Hasteamento da bandeira da festa: 10h
Quermesse: 15h, em frente ao Santuário Santa Dulce dos Pobres
Trezena Solene: 18h, seguida da bênção das chaves de casa
 

            Dia 02 de agosto (sábado)

Missas: 12h e 16h
Caminhada das Amigas de Dulce: concentração às 6h, com saída da Igreja da Conceição da Praia
Terço: 8h
Missa Solene: 8h30
Quermesse: 12h, em frente ao Santuário Santa Dulce dos Pobres
Trezena Solene: 18h, seguida da bênção dos enfermos e profissionais da Saúde
Vigília virtual: de 21h do sábado às 6h do domingo
 

            Dia 03 de agosto (domingo)

Missa Solene: 7h
Procissão da Memória: 8h, do Santuário Santa Dulce dos Pobres à Igreja da Conceição da Praia
Missas: 12h e 16h
Quermesse: 12h, em frente ao Santuário Santa Dulce dos Pobres
Trezena Solene: 18h, seguida da bênção das chaves de carro
 

            Dia 04 de agosto (segunda-feira)

Missas: 7h, 12h e 16h
Terço: 8h
Missa Solene: 8h30
Quermesse: 15h, em frente ao Santuário Santa Dulce dos Pobres
Trezena Solene: 18h, seguida da bênção dos crucifixos
 

            Dia 05 de agosto (terça-feira)

Missas: 7h, 12h e 16h
Terço: 8h
Missa Solene: 8h30
Quermesse: 15h, em frente ao Santuário Santa Dulce dos Pobres
Trezena Solene: 18h, seguida da bênção das imagens de Santa Dulce dos Pobres
 

            Dia 06 de agosto (quarta-feira)

Missas: 7h, 12h e 16h
Terço: 8h
Missa Solene: 8h30
Quermesse: 15h, em frente ao Santuário Santa Dulce dos Pobres
Trezena Solene: 18h, seguida da bênção da água e do sal
 

            Dia 07 de agosto (quinta-feira)

Missas: 7h, 12h e 16h
Terço: 8h
Missa Solene: 8h30
Quermesse: 15h, em frente ao Santuário Santa Dulce dos Pobres
Trezena Solene: 18h, seguida da bênção dos remédios
 

           Dia 08 de agosto (sexta-feira)

Missas: 7h e 12h
Terço: 8h
Missa Solene: 8h30 (após a celebração, inauguração da Imagem de Santa Dulce dos Pobres e do Papa Francisco)
Quermesse: 15h, em frente ao Santuário Santa Dulce dos Pobres
Procissão dos Arcos: 17h, da Igreja do Bonfim ao Santuário Santa Dulce dos Pobres
Trezena Solene: 18h, seguida da bênção das crianças e dos jovens
 

            Dia 09 de agosto (sábado)

Missas: 12h e 16h
Terço: 8h
Missa Solene: 8h30
Santo Pedal (ciclistas): concentração às 7h, saindo da Igreja da Conceição da Praia em direção ao Santuário do Senhor do Bonfim, seguindo posteriormente para o Santuário de Santa Dulce dos Pobres
Rota da Fé (motociclistas): concentração às 9h, saindo do Santo Antônio Além do Carmo
Quermesse: 15h, na Praça Irmã Dulce
Trezena Solene: 18h, seguida da bênção dos terços
Atração Musical: Orquestra ComPassos e Johny Mendes, 20h, e Junho Chu, 21h
 

           Dia 10 de agosto (domingo) – Dia dos Pais

Missas: 7h, 12h, 16h
Terço: 8h
Quermesse: 15h, na Praça Irmã Dulce
Missa Solene: 8h30
Carreata: 10h, levando a imagem peregrina do Anjo Bom do Brasil pelos principais pontos da Cidade Baixa
Trezena Solene: 18h, seguida da bênção dos pais
Atração Musical: Tributo a Santa Dulce com Del Feliz, Adelmário Coelho, Targino Gondim e convidados, 20h.
 

            Dia 11 de agosto (segunda-feira)

Missas: 7h, 12h, 16h
Missa Solene: 8h30
Quermesse: 15h, na Praça Irmã Dulce
Trezena Solene: 18h, seguida da bênção dos cordões dos nós
Atração Musical: banda Dominus, 20h
 

            Dia 12 de agosto (terça-feira)

Missas: 7h e 12h
Terço: 8h
Missa Solene: 8h30
Quermesse: 15h, na Praça Irmã Dulce
Procissão dos Nós: 15h, do Santuário Santa Dulce dos Pobres à Igreja do Bonfim
Ofício Solene de I Vésperas da Festa de Santa Dulce dos Pobres, 17h
Trezena Solene: 18h, seguida da bênção das velas
Atração Musical: Anjos de Resgate, 20h
 

            Dia 13 agosto (quarta-feira) – Solenidade de Santa Dulce dos Pobres

Alvorada Festiva: 5h30
Missa: 6h, 7h, 8h30, 10h, 12h e 14h
Quermesse: 15h, na Praça Irmã Dulce
Apresentação de Padre Antônio Maria: 16h
Missa Campal: 17h, na Praça Irmã Dulce, presidida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha. Após a missa, Procissão Luminosa e encerramento do dia festivo com a bênção do Santíssimo Sacramento
 
Confira a relação de bairros da ‘Ação da Santa Peregrina’, com visita da imagem de Santa Dulce dos Pobres:

14 de julho: Paróquia Santuário São José
15 de julho: Paróquia Sant’Anna
16 de julho: Santuário da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schöenstatt “Tabor Matris Salvatoris”
17 de julho:  Paróquia Nossa Senhora das Dores
18 de julho: Paróquia Ceia do Senhor e Santo André Apóstolo
21 de julho: Paróquia Santuário Sacramentinas do Santíssimo Sacramento
22 de julho: Santuário Nossa Senhora da Piedade
23 de julho: Paróquia Divino Espírito Santo 
24 de julho: Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia
25 de julho: Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana 
28 de julho: Paróquia Cristo Rei e São Judas Tadeu
29 de julho: Igreja de São Pedro dos Clérigos 
30 de julho: Paróquia Nossa Senhora do Resgate 
31 de julho: Paróquia Senhor Bom Jesus dos Milagres
01 de agosto: Paróquia Nossa Senhora da Piedade 
04 de agosto: Paróquia Santa Dulce dos Pobres 
05 de agosto: Paróquia Cristo Redentor
06 de agosto: Escola Medalha Milagrosa
07 de agosto: Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II
08 de agosto: Seminário São João Maria Vianney