Salvador recebe Selo Bicicleta Brasil com projeto que leva mobilidade e oportunidades às comunidades
Tasso Franco , da redação em Salvador |
20/07/2025 às 11:52
Salvador vai de Bike
Foto: Igor Santos
Salvador conquistou um importante reconhecimento nacional no campo da mobilidade urbana sustentável. O projeto Bike Comunidade, desenvolvido no âmbito do Movimento Salvador Vai de Bike, recebeu o Selo Bicicleta Brasil, concedido pelo Ministério das Cidades a iniciativas que utilizam a bicicleta como ferramenta de transformação social.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e a Empresa Salvador Turismo (Saltur), o Bike Comunidade atua diretamente em bairros populares da capital baiana, levando infraestrutura cicloviária, bicicletas compartilhadas para empréstimo e capacitação para moradores. O objetivo é ampliar o acesso, promover a autonomia e fortalecer a inclusão social por meio do uso da bicicleta como meio de transporte.
“Receber o Selo Bicicleta Brasil é a confirmação de que Salvador está no caminho certo ao tratar a bicicleta como instrumento de cidadania, equidade e justiça social. O Bike Comunidade nasceu com o propósito de levar dignidade e oportunidade para dentro das comunidades, e esse reconhecimento mostra que é possível transformar cidades a partir da escuta e da ação concreta”, afirma Isaac Edington, idealizador e fundador do Movimento Salvador Vai de Bike.
Criado pelo Governo Federal, o Programa Bicicleta Brasil tem como foco estimular o uso da bicicleta em trajetos urbanos e reconhecer boas práticas em diferentes regiões do país. O selo tem validade de dois anos e representa um marco na consolidação de políticas públicas que colocam a mobilidade ativa no centro das estratégias de desenvolvimento urbano.
A capital baiana se posiciona, com isso, como uma das cidades brasileiras que mais investem em mobilidade ativa e inclusão social sobre duas rodas, consolidando o Movimento Salvador Vai de Bike como referência nacional. “Mais do que entregar bicicletas, o Bike Comunidade entrega caminhos. Caminhos para o trabalho, para a educação, para a saúde e, principalmente, para a cidadania”, complementa Edington.
O QUE REPRESENTE O SELO
O Selo do Programa Bicicleta Brasil objetiva reconhecer e divulgar as práticas que incentivam o uso da bicicleta no meio urbano e está previsto na Portaria n° 549 do Ministério das Cidades, de 12 de junho de 2024.
As instituições com o Selo, que tem validade de um ano, podem disseminar ainda mais sua experiência através do uso da marca e passam a compor uma rede dedicada a ampliar o uso da bicicleta como forma de deslocamento e, com isso, melhorar as condições de mobilidade nas cidades brasileiras.
É possível também obter o Selo através da homologação de participação no Prêmio Bicicleta Brasil.
Podem receber o Selo iniciativas que contemplem:
I - a criação de uma cultura favorável aos deslocamentos cicloviários como modalidade de deslocamento eficiente e saudável;
II - a redução dos índices de emissão de poluentes;
III - a melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos e das condições de saúde da população;
IV - o desenvolvimento de ações voltadas para a melhoria do sistema de mobilidade cicloviária;
V - a inclusão dos sistemas cicloviários nas ações de planejamento espacial e territorial; e
VI - a conscientização da sociedade quanto aos efeitos indesejáveis da utilização do automóvel nas locomoções urbanas, em detrimento do transporte público e de alternativas não motorizadas.
Contato: selopbb@cidades.gov.br