Salvador

"ELEFANTE CREME" REABRE TERÇA: ALELUIA! O LACERDA VOLTOU DIRIA CUICA

Cuica de Santo Amaro que fazia ponto no Lacerda iria fazer um cordel,; hoje não temos mais poetas na praça
Tasso Franco ,  Salvador | 24/02/2025 às 19:57
Tá todo pintado de creme e vai custa 1 conto o vilhete
Foto: BJÁ
     Aleluia! A Prefeitura de Salvador anuncia que vai entregar nesta terça-feira (25), a partir das 17h, a requalificação do Elevador Lacerda, patrimônio cultural e cartão postal da capital baiana. A inauguração vai contar com a presença do prefeito Bruno Reis, do secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza, e de outras autoridades municipais. 

   O equipamento, que completou 151 anos em dezembro passado, é o primeiro elevador urbano de porte do mundo e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2006. O elevador passou por uma ampla reforma, incluindo a substituição das cabines, renovação das instalações elétricas e hidráulicas e a instalação de nova iluminação e ar-condicionado. 

   O Elevador Lacerda foi criado pelo engenheiro Antonio Francisco de Lacerda para transportar passageiros entre as cidades baixa e alta e vice-versa. Até o século XVIII o uso de guindastes era a única solução para o transporte de cargas em Salvador nesse modelo. 

   Em 8 de dezembro de 1873, quando a primeira torre foi inaugurada, era o elevador mais alto do mundo, com 63 metros. A estrutura atual, de 1930, tem 72 metros de altura. Faz o transporte de pessoas entre a Praça Cairu (hoje Maria Felipa personagem da ficção de Osório Ribeiro), na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta. É um dos principais pontos turísticos e cartão-postal da cidade. 

   Do alto de suas torres, descortina-se a vista para a Baía de Todos-os-Santos, o Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte de São Marcelo. Tem muita história e já foi até ponto para as pessoas se suicidarem. Com tantos suicidios a Prefeitura colocou janelas fixas com vidros nas plataformas. 

   A atual reforma foi uma novela e durou muito mais do que o prometido pelo prefeito Soares Reis, mas, finalmente será devolvido ao público. Se Cuica de Santo Amaro ainda fosse vivo faria um cordel: O Lacerda voltou. (TF)