Salvador

QUASE OK: GORDINHAS MARIANA E DANIELA VOLTAM À PRAÇA EM ONDINA

Está faltando só o acabamento e gramar a praça
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/06/2019 às 09:51
Gordinhas retornam à praça de Ondina
Foto: BJÁ

    As esculturas "Gordinhas de Ondina" que caiu no último dia 10 diante oxidação da base de ferro segundo a PMS iria levar 10 dias para ser recuperada. Uma equipe da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) visitou o local e fez os preparativos iniciais para reforçar a estrutura da estátua Mariana, parte do conjunto cujo nome oficial é Meninas do Brasil. Nesta segunda-feira, 3, as duas esculturas que foram retiradas para restauro voltaram ao local.

    Retiraram duas gordinhas (Mariana e Daniela) e passados 23 dias elas estão de voltam e falta apenas o acabamento final para que a praça fique como era. 
 
    Como a queda do inicio do mês ficaram arranhões na estátua e a Fundação Gregório de Mattos (FGM) disse que também faria restauros na peça. Outra estátua, Damiana, já precisou ser retirada do local para obras de drenagem durante a primeira etapa das obras na Orla e, por isso, está com estrutura da base intacta.

   As três gordinhas (Mariana, Daniela e Catarina) integram a obra de autoria da artista plástica Eliana Kértesz, que dá nome à praça onde ficam. Todo o monumento foi esteticamente restaurado em outubro do ano passado pela FGM, por conta de desgastes causados pelo tempo e por ações de vandalismo. As bases, contudo, não tinham passado por intervenções na data. As estátuas são feitas de bronze, mas as bases são de ferro. Cada uma tem quase quatro metros de altura e pesa uma tonelada e meia.

   Eliana Kérteész faleceu aos 71 anos de idade em 2017.