Salvador

MELHORIAS NA RUA DIREITA DO PALÁCIO entram na fase final conclusão

Rua Direita do Palácio deveria voltar ao nome original e não essa aberração chamada de Chile
Tasso Franco , da redação em Salvador | 31/05/2019 às 15:27
A CMS poderia aproveitar e voltar o nome original da rua
Foto: BJÁ
A proposta do Governo do Estado com o projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’ – de pavimentação de vias e requalificação de calçadas - é a criação de uma nova estrutura na Rua Chile, proporcionando, assim, a melhoria da acessibilidade e valorização do patrimônio histórico. As intervenções na primeira rua do Brasil entram numa nova fase e os serviços deverão ser concluídos em no máximo três meses. 

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), José Lúcio Machado, ressaltou a importância da obra que está sendo realizada num dos mais importantes cartões postais de Salvador: “Trata-se de uma rua emblemática. Estamos trazendo de volta o piso em paralelepípedo, além do rebaixamento da fiação elétrica, valorizando as fachadas dos prédios históricos. Não vamos abrir mão do melhor”, afirmou. 

O trecho de 330 metros da Rua Chile está passando por serviços que incluem vala técnica, que consiste no rebaixamento da rede elétrica e de telecomunicações. Com isso, toda a fiação passará a ser subterrânea, eliminando, assim, o emaranhado de fios de energia e cabeamento de empresas de telecomunicações. 

Intervenções passo a passo 

Antes do início da obra foi necessário a elaboração de projeto arqueológico e sua aprovação pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).Durante a realização dos serviços, um arqueólogo acompanha os trabalhos em cada um dos trechos. A obra geralmente começa com a requalificação dos passeios com melhorias na acessibilidade para em sequência serem iniciadas as intervenções na pista, com a recuperação da via. A reforma dos passeios será o passo seguinte. As calçadas serão formadas por placas de granito antiderrapante e também por uma faixa de pedra portuguesa. Serão colocados também piso tátil de alerta nas mudanças de nível e nas rampas. E, para a conclusão de cada trecho, será feito o pavimento da via com a volta do paralelepípedo.