Em todo lugar que se anda pela cidade do Salvador tem bananas à venda
Tasso Franco , da redação em Salvador |
20/12/2018 às 11:14
Rica em potássio,a banana da prata é a mais vendida
Foto: BJÁ
Salvador se transformou na capital da banana. Lembra até a marchinha do Braguinha "Yes, nós temos bananas" : Yes, nós temos bananas/ Bananas pra dar e vender/ Banana menina tem vitamina/ Banana engorda e faz crescer.
A venda dessa fruta na cidade é feita em todos os bairros em milhares de pontos desde à frente de supermercados ao centro da cidade, no centro histórico. A penca da prata, a mais comum, varia entre R$2,00 e R$3,00 a depender do tamando das bananas.
As bananas maçã e a naninca são raras de encontrar e quando isso acontece os preços são mais caros. A banana da terra é fácil de achar. Os preços nos supermercados e mercadinhos são mais elevados do que os dos camelôs. E eles têm pontos fixos e em carrinhos de mãos. No atacado, o local de vendas é na Feira de São Joaquim onde centenas de caminhões são comercializados todos os meses.
É impressionante a quantidade de gente vendendo e consumindo bananas. Algumas pessoas as utilizam como alimento principal, almoço. Outras, como lanche.
CONQUISTA SUA VIDA
Segundo o portal Conquiste sua Vida, a banana é uma das frutas mais consumidas e amadas pelos brasileiros, a banana, além de deliciosa, é altamente nutritiva. Dentre os mil tipos espalhados pelo mundo, cinco são os mais conhecidos por brasis: prata, ouro, maçã, nanica e da terra. Cada um tem a sua preferida, mas, será que existe uma mais saudável para a nossa alimentação?
A fruta de cor amarela que é cultivado em clima tropical é fonte farta de energia da frutose, mas seu principal componente é o potássio. Esse mineral beneficia a saúde dos músculos, ossos, sistema nervoso e circulatório, além de regular o metabolismo da glicose no sangue - o que ajuda a perder peso. É com base na concentração desses nutrientes que avaliamos qual tipo de banana é a melhor opção:
"Qual a melhor? Se for para fornecer mais energia e potássio ao mesmo tempo, é a da terra. Se for para ter apenas mais potássio é a nanica. E se for a menos calórica são as do tipo prata ou maçã", revela a nutricionista Adriana Ávila.
Segundo a especialista, a melhor forma de consumir a banana - em termos de saúde - é crua, pois quando cozida em água, há perda do potássio. Para conseguir a maior concentração de nutrientes da banana crua e incrementar com outros, basta acrescentar alguns ingredientes estratégicos:
"A banana poderá ser consumida com acréscimo de mel, floco ou farelo de aveia, flocos de cereais ou granola. Pode ser ainda feita no micro-ondas, com canela em pó e/ou cravo, com ou sem adoçante - para ser uma opção de sobremesa ao invés de um doce - e deverá ser consumida com o caldo que se forma. Pode ser ainda batida com leite ou com iogurte como uma vitamina", sugere a profissional.
Para facilitar a escolha, montamos uma pequena tabela com as características e valores nutricionais das respectivas bananas:
Tipos de bananas e suas características nutricionais
Prata - Com 89 kcal a cada 100 g e 358 mg de potássio, é uma das menos calóricas e de maior durabilidade. Sua polpa é bem consistente e pouco doce, o que faz dela o tipo ideal para confecção de doces como a bananada
Maçã - Também tem 89 kcal a cada 100 g e 358 mg de potássio, é a variedade que é mais facilmente digerida e é capaz de prender o intestino. Sua polpa é branca, muito macia e exala um cheiro similar ao da maçã.
Ouro - Uma das mais calóricas, tem 112 kcal por porção e 355 mg de potássio. É o menor dos tipos nacionais e sua polpa é doce e perfumada.
Nanica - Conhecida também como banana d'água, é o tipo mais popular no Brasil. Cada porção tem 98 kcal e 373 mg de potássio, e tem propriedades laxantes.
Da Terra - Com 115 kcal a cada 100 g e 462 mg de potássio, a banana da terra é a variedade de maior tamanho (podendo chegar até 26cm e meio quilo) e maior concentração de vitaminas A e C.