Salvador

BRT: Obras concluídas de revitalização do passeio próximo ao Cepred

BRT: Obras concluídas de revitalização do passeio próximo ao Cepred
Da Redação , Salvador | 23/07/2018 às 19:28
Obra de infra do BRT
Foto: Bruno Concha
Obras de revitalização e ampliação do passeio próximo ao Cepred são concluídas

O Consórcio BRT finaliza, nesta terça-feira (24), obras de revitalização e alargamento da calçada próximo ao Centro de Atenção à Saúde Professor Doutor José Maria de Magalhães Neto (Cepred), na via marginal da Avenida ACM, defronte às concessionárias Volkswagen e Citroen. O estacionamento que existe em frente a essas lojas de automóveis foi retirado para a ampliação do passeio. Além disso, lombo-faixas estão sendo concluídas para permitir o acesso seguro à unidade de saúde. 

Não haverá alterações no fluxo para automóveis nesse trecho e nem a retirada do estacionamento de Zona Azul que fica ao longo da pista marginal depois do Cepred. Essas intervenções irão corrigir problemas de ondulações visando facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida, sobretudo cadeirantes.

Já o canteiro por onde passa o canal Camarugipe, na região do Cidadela, próximo à Comercial Ramos, começou a ser isolado ontem com tapumes, tanto na via marginal como na ACM. A partir do dia 1º de agosto, após o término desse serviço, não será mais permitida travessia de pedestres nessa área. A travessia da pista marginal para as vias principais, e vice-versa, só poderá ser feita pelas extremidades, por fora da área tapumada. 

Essas intervenções na Avenida ACM antecedem a outras previstas para o primeiro dia do próximo mês, que envolvem alteração de pontos de ônibus e mudanças viárias nas vias principal e marginal da Avenida ACM, no sentido Cidade Jardim, por conta da implantação do trecho um do projeto do BRT.

As mudanças, sobretudo, são fundamentais para garantir a segurança da população durante o período de obras, que envolvem a construção de elevados, viadutos, ciclovia, duas estações e corredores exclusivos de tráfego. O projeto do BRT vai promover avanços na mobilidade tanto para quem anda de transporte público quanto de carro, de bicicleta ou mesmo a pé, solucionando problemas de engarrafamento e oferecendo mais qualidade de vida, na medida em que as pessoas irão perder menos tempo no trânsito nessa que é a área mais movimentada da cidade. Ou seja, os benefícios no futuro próximo serão consideravelmente maiores do que os eventuais transtornos do presente.

Pontos de ônibus – Em função do isolamento por tapume de toda essa área em obras, o ponto de ônibus localizado na Avenida ACM em frente à Igreja Mundial do Poder de Deus será deslocado para perto da faixa de pedestre e da sinaleira que ficam 350 metros mais adiante, no sentido Comercial Ramos. Quem atualmente pega o ônibus neste local terá como opção o novo ponto mais à frente, cujas obras de implantação começam nesta terça (24), ou aquele situado nas imediações da IURD, que não sofrerá modificação.

Já o ponto de ônibus da região do Cidadela, que tem baixo movimento e fica em trecho onde haverá obras, será suprimido. Quem pega o transporte público nesse local terá como opção o ponto que fica mais adiante, logo depois da sinaleira que permite a travessia segura para o McDonald's. Uma segunda opção é a outra parada de ônibus próxima à Comercial Ramos, que também não sofrerá modificação. Vale frisar que não haverá mudanças no itinerário de linhas do transporte público.

Fluxo para automóveis – Nessa etapa de alterações, que deve durar um ano, não haverá mudanças significativas no fluxo viário para quem utiliza o automóvel. Em função da área tapumada ocupar parte da via ACM, a pista principal será alargada, preenchendo também o canteiro central. 

As pistas de entrada e saída de veículos da via marginal, na área do Cidadela (após o retorno da Polêmica), serão fechadas. Outra informação importante é que a velocidade máxima tanto na marginal quanto na principal, em ambos os sentidos da ACM, será de 40km/h enquanto durarem as intervenções (hoje os limites são de 60km/h e 70km/h, respectivamente). Essa modificação temporária é necessária por questões de segurança, já que haverá tráfego de veículos pesados e obras próximas às faixas de rolagem.

Todas essas mudanças serão sinalizadas pela Prefeitura, que intensificará a presença de agentes de trânsito no local para orientar os motoristas no início das alterações. A sinalização será tanto vertical quanto horizontal, para motoristas, pedestres e usuários de transporte público. Essa comunicação visual será reforçada com monitores digitais da Transalvador e distribuição de panfletos, além de campanha publicitária.