Salvador

SALVADOR celebra mais antiga procissão do país que completou 469 anos

Procissão de Corpus Christi data da época de fundação da cidade junho de 1549
Tasso Franco , da redação em Salvador | 31/05/2018 às 18:16
Dom Murilo Krieger
Foto: Rep
   Salvador celebrou hoje a mais antiga procissão e ato religioso católico do Brasil, que data de junho de 1549, época de fundação dos primórdios da cidade, naquela época, comandada pelo padre Manoel da Nóbrega. 

   Nesta quinta foi celebrada missa e procissão do centro até o Campo Grande. A solenidade na Igreja São Pedro dos Cléricos, no Terreiro de Jesus foi presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

   A missa campal celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, também conhecido como "Corpus Christi", deu-se pela primeira vez no Brasil quando Luis Dias deu por encerrada a primeira fase de construção da cidade do Salvador, antes mesmo da inauguração oficial da fortaleza, que só aconteceu em 1º de novembro. 

   Registros dão conta de que o jesuita Nóbrega e seus seguidores - 6 padres e noviços  da Companhia de Jesus - organizaram esta procissão com as autoridades presentes, o governador geral do Brasil, Thomé de Souza, parte de sua tropa, outras autoridades e tupinambás jovens (meninos) portando cruzes de pindoba e também algumas homens e mulheres dessa etnia vestidos com roupas de alinhagem (tipo um saco).

   A procissão aconteceu no centro da fortaleza saindo da Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda, a sé ainda de palha.