Salvador

PRAÇA NOSSA SENHORA DA LUZ já conta com a estátua de João Ubaldo

Com informações da Secom PMS
Da Redacion , Salvador | 19/05/2018 às 15:25
Estátua de João Ubaldo Ribeiro é inaugurada pelo prefeito ACM Neto
Foto: Valter Pontes
A Praça Wilson Lins, palco da instalação da piscina olímpica, integrante da Arena Aquática de Salvador, que passará por uma ampla requalificação. A ordem de serviço para início das obras foi assinada na noite desta sexta-feira (18) pelo prefeito ACM Neto, em evento realizado na Praça Nossa Senhora da Luz, que ganhou mais brilho, com a inauguração de uma estátua em homenagem ao escritor João Ubaldo Ribeiro.

A conexão das praças Wilson Lins e Nossa Senhora da Luz integra o pacote de ações para implantação da Arena Aquática de Salvador, além de intervenções estéticas e viárias na região do Jardim dos Namorados, que permitirão o acesso direto dos veículos para a Avenida Manoel Dias da Silva. Considerado acesso prioritário para a Arena Aquática, que comportará a piscina olímpica que sediará ações de formação de atletas e disputas de natação, a ligação entre os espaços será semelhante ao que foi realizado na orla do Rio Vermelho, com a conexão entre a pista e a praça, formando um grande calçadão compartilhado e no mesmo nível.

Segundo o prefeito ACM Neto, essas obras dão novo significado a uma área que estava subutilizada desde que deixou de abrigar o antigo Clube Português. “Essa praça nunca teve uma funcionalidade real desde então, e por isso identificamos a possibilidade de implantar o parque aquático, recuperar a praça Wilson Lins e integrá-la à Praça Nossa Senhora da Luz, que tem um espaço grande, foi recuperada na nossa gestão, mas que também tinha pouca utilidade exatamente por estar no miolo. Agora teremos uma coisa só, com nova funcionalidade”, pontuou.

Reforma estrutural – Com 15 mil m² de área, a Praça Wilson Lins passa por uma grande reforma estrutural, com projeto desenvolvido pela Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF). Dentre as obras realizadas destacam-se contenção marítima, com a construção de um muro de alvenaria que avança por 100 metros e visa conter a erosão causada pela subida do nível do mar. O investimento neste espaço é da ordem de R$ 6,2 milhões, incluindo intervenções na rede de drenagem, anfiteatro, arquibancada, vestiário, banheiros, academia de ginástica, entre outras estruturas.

Escolhida para receber a piscina de tamanho olímpico - 25 metros x 50 metros -, que integrou o equipamento construído para abrigar os esportes aquáticos da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, a iniciativa conta com parceria entre a Prefeitura e a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e vai beneficiar 2,5 mil crianças e adolescentes com aulas de iniciação esportiva. O espaço receberá ações de paisagismo, novas áreas de lazer e contemplação, além de estacionamento e iluminação.

Escritor – A cultura e o incentivo à leitura também serão contemplados neste processo de intervenção na orla da Pituba. Reconhecido com um dos maiores escritores contemporâneos da língua portuguesa, João Ubaldo Ribeiro (1941-2014), baiano de Itaparica, será homenageado através da estátua. A obra, confeccionada em fibra de vidro e em tamanho natural pela artista Márcia Magno, foi implantada na Praça Nossa Senhora da Luz, a pedido da família do escritor. O projeto é fruto de parceria entre a Fundação Gregório de Mattos (FGM) com a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).

“Estamos prestando uma homenagem a esse grande baiano, que foi João Ubaldo Ribeiro. Logo após seu falecimento, já queríamos prestar essa importante homenagem. Já temos o Selo João Ubaldo Ribeiro, que é um incentivo às produções literárias, sobretudo àquelas que não têm apelo comercial, e agora temos mais uma forma de prestigiar o imortal escritor. É uma homenagem mais do que justa a esse grande homem, que ajudou a projetar a Bahia para o mundo inteiro”, destacou ACM Neto.

Grata por mais essa iniciativa da Prefeitura, a filha do escritor, Emília Ribeiro, exaltou a alegria de ver a homenagem numa área tão importante para a memória da família. “A Pituba foi escolhida para instalar a estátua porque meu pai morou aqui muitos anos antes de ir para o Rio de Janeiro. Na verdade, meus avós paternos foram alguns dos primeiros moradores daqui do bairro. Eu mesma nasci aqui e morei na Pituba durante 39 anos. A família se sente muito gratificada com em relembrar essa memória especial”, explicou Emília Ribeiro, presente na ocasião.