Salvador

OLODUM celebra DEUSAS DAS ÁGUAS com desfile inovador no Pelourinho

A apresentação do Olodum também contou com participação do cantor Lazinho, do Olodum, e da cantora Iracema, do Ilê Aiyê. Eles cantaram nas varandas da Casa do Olodum.
Da Redação , Salvador | 10/02/2018 às 10:47
Olodum com roupas de materiais recicláveis
Foto: Olodum
 O Olodum fez o tradicional desfile pelas ladeiras do Pelourinho na sexta-feira (9). O bloco-afro celebrou as mulheres em mais um ano, com destaque à divindade e às águas, com o tema "Deusas das Águas - Oceanos, Rios e Lagos". Em frente ao bloco - que desfilou da Escola até a Casa do Olodum, na rua Maciel de Baixo - as orixás Oxum e Iemanjá, da água doce e salgada, respectivamente, foram representadas por dançarinas do grupo de dança da Escola Olodum. A banda percussiva foi composta por 120 integrantes, dentre homens e mulheres. Nos cânticos, o culto à Janaína estava presente.

Além da celebração à mulher e à divindade, a conscientização pela preservação da natureza também estava presente no desfile do Olodum, com figurinos recicláveis e com um alerta sobre a escassez da água no mundo. Nas cabeças, copos plásticos e nas roupas, plásticos reciclados. "A luta do Olodum é simples. É fazer um carnaval de valorização da cultura, da identidade e da transformação do nosso povo", disse o presidente do Olodum, João Jorge.


A apresentação do Olodum também contou com participação do cantor Lazinho, do Olodum, e da cantora Iracema, do Ilê Aiyê. Eles cantaram nas varandas da Casa do Olodum e fizeram coro com os rufares dos tambores do bloco.