Salvador

MILHARES DE FIÉIS oram ao Senhor do Bonfim na última sexta-feira 2017

Fé, orações e pedidos ao santo dos santos para que o ano de 2018 seja glorificado
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/12/2017 às 16:04
Tenda foi armada na área externa da basílica para atender a todos
Foto: BJÁ
   Milhares de pessoas participaram nesta sexta-feira, 29, última do ano, de missas de hora em hora em área em frente a Basílica de Nosso Senhor do Bonfim. Momentos de fé, emoção, orações e devoção ao santo dos santos, um dos mais populares de Salvador. A maioria dos fiéis vestia branco neste dia que é também de Oxalá e muitos integrantes do povo de santo estiverama nos cultos católicos.

   Foram 14 missas na área externa da basílica com o templo aberto à visitaçãi. A primeira delas aconteceu às 5 horas da manhã, seguindo de hora em hora até às 18h30min. Os preparativos para a Festa do Bonfim foram iniciados com a exposição do andor do Senhor do Bonfim – que será conduzido durante a Caminhada Lavagem de Corpo e Alma, no dia 11, da Igreja da Conceição da Praia à Colina Sagrada - na Praça em frente a igreja, sendo que pela primeira vez os fiéis puderam amarrar fitinhas e fazer seus pedidos.

Segundo o padre Edson Menezes Silva, reitor da Basílica, as fitinhas do Senhor do Bonfim expressam uma das práticas da piedade e religiosidade popular do povo. As mesmas serão queimadas em solenidade posterior à festa, com oração de êxito.

Para a senhora Benedita Santos Ferreira, 65 anos, moradora de Paripe, a fé em Senhor do Bonfim faz com que ela enfrente as adversiadades da vida. "Vou amarrar uma fitinha no andor e na imagem e fazer mais um pedido", confessa. O pacote de fitinhas estava sendo vendido a R$2,00 contendo 10 fitinhas.

A Novena da Festa do Senhor do Bonfim terá início no dia 04 de janeiro e se estenderá até o dia 13, sempre às 19h. Dia 14, domingo será o dia maior da festa, com missa solene, às 10 horas, presidida pelo arcebispo primaz do Brasil, D. Murilo Krieger. 

A festa de 2018 terá como tema: “Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim” e o lema “Quem dizes os homens ser o Filho do Homem (Mt 16,13)”, que serão desdobrados em subtemas para cada noite da novena. As novidades foram apresentadas em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira(01), na sede do projeto Bom Samaritano, no Bonfim.

Nos dias 6 e 7/01 e 12 e 13/01, após a novena, serão realizados cortejos culturais, com a participação de folguedos, Ternos de Reis e outros grupos na Praça do Bonfim.