Acontece na quinta
Da Redação , Salvador |
27/12/2017 às 08:49
Diante do anuncio por parte da prefeitura de Salvador a cerca de mais um aumento da tarifa do transporte público, dos atuais R$3,60 para até R$4,00 reais, tem mobilizado estudantes e trabalhadores, usuários em geral do transporte urbano em torno de uma grande insatisfação por parte de todos.
Seguimento que historicamente se posicionou contra qualquer tipo de aumento e faz diversos enfrentamentos no sentido de buscar melhorias no transporte público, os estudantes soteropolitanos, através de suas entidades de representação, AGES – Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador, UEES – União Estadual dos Estudantes Secundaristas da Bahia e a UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, convocaram mais uma manifestação para esta quinta-feira dia 28 de dezembro a partir das 15:00h na estação da Lapa.
A proposta da manifestação é alertar a população de que no calar da virada do ano a prefeitura prepara mais um aumento de passagem. E que muitos talvez não estejam atentos diante da grande programação dos festejos de fim de ano promovido pela prefeitura, dito gratuito, mais quem vai pagar a conta mais uma vez somos nós.
Segundo Rafael Paiva Presidente da AGES, qualquer tipo de aumento de tarifa é injustificável; “... Quem não lembra aqui que esse mesmo prefeito e seu secretariado já inventou diversas desculpas para justificar anteriormente os sucessivos aumentos de tarifa? Ouvimos historias de que era para melhorar a frota, colocar ar-condicionado, aumentar o número de linhas e varias outras falsas promessas, porem o que nos vimos na verdade foram os ônibus velhos sendo reciclados, não teve ar-condicionado e sim redução drástica com extinção de dezenas de linhas principalmente as que atendem bairros populares de nossa cidade, e agora quer aumentar por que? tem é que reduzir o valor!...” Relatou Paiva.
Os estudantes destacam ainda que “se” a passagem aumentar vai desencadear uma onde de reajustes de passagens, como a do metro de salvador e dos ônibus que fazem as linhas metropolitanas, ou seja, serão forçados a reajustar por conta da integração, prejuízo ao triplo para todos que moram em salvador e os que vem de fora para nossa cidade trabalhar ou estudar.
Os estudantes prometem fazer diversas manifestações inclusive nos dias de festas promovidos pela prefeitura; “... Precisamos acabar com essa politica de Pão e Circo desse prefeito ACM Neto, o seu grupo o mesmo de Michel Temer, presidente ilegítimo, que deu um golpe em nosso país, que anunciou a redução do salário mínimo e elevou taxa de desemprego no Brasil, vir aqui achar que vai anunciar mais um aumento e vamos ficar calados? Que vamos permitir? Vamos é estourar uma onda de manifestações e tirar o sossego desse prefeito, das multas e impostos...” Afirmou Ramon Motta, Vice-presidente da UBES.
Panfletos, Cartazes e faixas estão sendo confeccionados tanto para os atos em pontos específicos na cidade quanto no local onde será realizado as festas de fim de ano da cidade, e os estudantes adotaram uma estratégia diferenciada para este momento, a qual não haverá lugar melhor pra que a população reivindique seus direitos que na própria festa da prefeitura; “...Vamos levar cartazes, panfletos, faixas e vamos organizar um quórum de palavras de ordem, denunciando a indústria de multas, O rapa que continua perseguindo os trabalhadores informais, os aumentos contínuos de IPTU e principalmente o descabido aumento de passagem...” expressou Vinicius Calmon Presidente da UEES-Ba, que está reforçando as mobilizações pro ato do dia 28 na estação da Lapa e que se o prefeito não se pronunciar recuando sobre o aumento nas horas seguintes, poderão fazer outra manifestação na sexta-feira porem desta vez no trajeto da festa da prefeitura na orla da boca do rio.