Salvador

MERCADO DA PITUBA usava 'gato' de água e ainda abastecia mais 3 locais

Que coisa! Embasa diz que vai cobrar o atrasado
Da Redacion , Salvador | 13/12/2017 às 18:35
Embasa usa capa do Correio para mostrar a data
Foto:


Em operação realizada hoje (13), na Alameda Paradiso, no bairro da Pituba, técnicos da Embasa, acompanhados de policiais civis, militares e do Departamento de Polícia Técnica, identificaram e retiraram uma fraude na ligação de água de um mercado, que ainda abastecia mais três pequenos estabelecimentos comerciais.

 Ao checar as instalações, os técnicos descobriram uma rede clandestina que desviava a água antes de passar pelo hidrômetro, para evitar que o aparelho registrasse o real volume consumido pelo estabelecimento. Segundo a gerente comercial, Bianca Régis, o mercado possuía uma ligação de água ativa na empresa, mas desviava seu consumo. “Vamos cobrar a multa pela fraude e o volume que foi desviado da rede com base no consumo real que será registrado pela Embasa”, explica a gerente. A proprietária do imóvel foi levada para prestar esclarecimentos na 16ª Delegacia Territorial da Pituba, onde a operação foi registrada.

 A Embasa mantém ações sistemáticas de combate a fraude em parceria com a Polícia Civil na Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde o consumo ilegal de água é responsável por uma perda mensal no faturamento de aproximadamente 2 milhões de litros de água. A empresa mantém, na RMS, 50 equipes de campo trabalhando para descobrir, retirar, cobrar multa, regularizar as ligações irregulares e monitorar a ligação regularizada para evitar a reincidência da fraude.

 Crime contra o patrimônio | A prática de furto de água é qualificada como crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos, além de multa. Os casos identificados pela Embasa são direcionados para a Polícia Civil, para apuração do crime. A população pode denunciar os casos de fraude ligando para o teleatendimento da Embasa, no telefone 0800 0555 195.