Governador Rui Costa esteve no local
Da Redação , Salvador |
19/11/2017 às 12:41
Pose para a posteridade
Foto: Manu Dias
Neste domingo (19), o governador Rui Costa entregou a primeira etapa do trecho 2 das obras do programa Pista de Borda – Orla Azul. A primeira parte do projeto contou com intervenções num trecho de 1,8 quilômetros de extensão e a implantação de equipamentos urbanos e de saneamento básico em toda a extensão da enseada.
O governador destacou a transformação do lugar após a realização das obras. “A imagem que muitos têm daqui remete às palafitas, a pessoas morando em cima da água. Hoje, concluímos esta etapa da pista de borda, com ciclovia, tudo pavimentado, e ainda vamos complementar com equipamentos de esporte, ligar essa região a Itapagipe, com uma pequena ponte, garantindo acessibilidade, melhor infraestrutura e mais dignidade ao povo. Estamos avançando também com as intervenções de esgotamento sanitário, a Embasa já está fazendo avaliações e estudos para podermos continuar abrindo passagem para as redes de esgoto no local”, afirmou Rui.
As obras são executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), que executa a obra de pavimentação, drenagem e contenção. Para o diretor da empresa estadual, José Lúcio Machado, o projeto garante a segurança da comunidade. “Além das obras importantes de infraestrutura, a pista de borda delimita a área do mar com a de habitação, servindo de contenção e evitando que a água invada as casas quando a maré estiver cheia”, explicou.
A entrega deste domingo inclui ainda recuperação de pavimento, 700 metros de iluminação pública, ciclovia, contenção em gabião, quatro praças, bases de atracação com capacidade para 40 barcos, quatro quiosques de descanso, dois equipamentos de ginástica, campo de areia, quatro parques infantis, dez baias de coleta de lixo e rampa de acesso para barcos. A previsão é que a segunda etapa seja concluída até março de 2018. O investimento total da obra do trecho 2 é de R$ 18 milhões. O trecho 1 foi concluído em 2012, com recursos da ordem de R$ 4,9 milhões.