Veja quais são as mudanças
Da Redação , Salvador |
01/10/2017 às 13:00
Integração ônibus metrô
Foto:
Para dar continuidade às ações de integração plena entre ônibus metropolitano, metrô e ônibus urbano, que começam no próximo domingo (1º), a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, transportes e Comunicações (Agerba) realiza readequação em 20 linhas metropolitanas. A partir de domingo (1º), o terminal Mussurunga passa a ser a parada final de 19 linhas que chegam em Salvador pela Avenida Paralela, e o terminal Pirajá, da linha Simões Filho x Barra, que acessa a capital pela BR-324. Com isso, os passageiros podem seguir viagem usando o metrô pagando apenas uma passagem.
A integração é feita da seguinte forma: ônibus metropolitano – metrô – ônibus urbano e ônibus urbano – metrô – ônibus metropolitano. O prazo para a integração é de três horas (se a integração envolver ônibus metropolitano) e de duas horas (se for com ônibus urbano). O termo que sela o acordo para integração foi assinado por representantes do Governo do Estado e Prefeitura de Salvador na manhã desta sexta-feira (29), na sede do Ministério Público da Bahia.
As mudanças seguem as diretrizes do Governo do Estado para ampliar o acesso ao passageiro de ônibus ao metrô e reduzir também a circulação de ônibus com origem na Região Metropolitana de Salvador (RMS) nas principais vias da capital. No momento, as linhas que circulam em Salvador pela orla marítima e pela Suburbana não sofrem alterações de ponto final.
“Isso muda a mobilidade e, sobretudo, a qualidade de vida de milhares de pessoas que circulam entre Salvador e região metropolitana todos os dias. No momento em que as pessoas têm um sistema de alta capacidade, rápido, confortável e seguro à disposição, como é o metrô, elas podem saber exatamente quanto tempo elas levam no deslocamento para casa, para o trabalho. Essas pessoas vão ter mais tempo para sair de casa mais tarde, chegar em casa mais cedo, é mais tempo para curtir a família, para fazer atividades de lazer. É mais opção para quem usa o transporte”, explicou o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster.
Segundo o diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessôa, técnicos da agência reguladora realizam estudos para aumentar a eficiência na prestação do serviço. “Com a integração plena, o passageiro metropolitano irá economizar 15% do seu tempo. Os impactos serão vistos gradativamente. Tanto o trânsito como a vida da população vão melhorar”, finaliza.
Para realizar a integração entre os ônibus metropolitanos, o sistema metroviário e ônibus urbano, os passageiros devem possuir os cartões Metropasse, da CCR Metrô Bahia ou do Salvador Card. Cerca de 580 ônibus circulam entre a RMS e a capital. Composta por cerca de 75 linhas metropolitanas, essa frota registra 5,7 milhões de embarques mensalmente. A relação das linhas com roteiros alterados está publicada no site da Secom (bit.ly/2xMdFmu).